sábado, 29 de agosto de 2009

O DRAMA DO NÃO E DO DEVO: DUAS PALAVRAS QUE PROVOCAM CERTA RESISTÊNCIA POR NOSSA NATUREZA CARNAL

Não sei como pude me surpreender com a grande lástima que é a solidão de uma boa ação;
Não tenho como ficar estático, sabendo que através de minha atitude o mundo pode ser melhor;
Não posso dormir enquanto existe tanta injustiça nesse país;
Não devo cantar somente em ambientes fechados como em clubes sociais;
Pois as pessoas carentes e doentes precisam ouvir através de mim também as boas novas de Salvação e se alegrarem com cânticos e promessas do Senhor Jesus;
Não consigo me furtar de tomar posição diante de erros catastróficos, desde que quem cometeu tenha ombriedade suficiente para reconhecer os seus atos falhos;
Não devo ficar calado mesmo sabendo que outras pessoas assim desejam que fique, pois
não espero aprovações dos homens e sim de Deus;
Não aguardo mais sinceridade dos outros, afinal ser camuflado já virou moda que quando alguém se torna transparente isso se torna esdrúxulo, pitoresco ou surreal;
Devo usar o que Deus me deu para abençoar outras almas, e não guardar para mim de forma
Egoísta, como se o mundo girasse em torno do meu umbigo! DEVO SER UMA CARTA ABERTA!
Não devo me contentar apenas com o feijão e arroz que todos os dias servem na minha mesa;
Devo sempre olhar para frente, procurando em mim motivos para ser melhor amanhã;
Nessa busca incessante do querer acertar é que está o melhor para o Senhor;
Nessa vontade de lutar por uma família melhor, igreja e sociedade consiste a minha razão de viver;
Mesmo que passe por vendavais, e desertos solitários, ou se agitem as tormentas da vida;
Devo sempre não me conformar com este século, mas transformar-me pela renovação do meu entendimento...
Sei que o não e o devo fazem parte de nossa vidas no cotidiano;
Sei também que dizer não às vezes dói, mas que se torna um bom remédio para futuras decepções, pois o valor de um não poucas pessoas conhecem, mas seria um ótimo anti-inflamatório contra atos corruptos;
Sei também que o devo envolve atitude de sair do imobilismo,e dar o melhor de mim! Mas para a maioria das pessoas isso cansa, fatiga e por isso optam por esperar para depois...e com isso a parcialidade envolve o nosso viver, e o nosso dia a dia continua sem cor, sem brilho por falta de vontade de dizer não ao pecado, e de não cumprir o seu dever como cristão.
Todo cristão autêntico sempre se sente inconformado com este século e você?

Dudu Vasconcelos

domingo, 16 de agosto de 2009

TEOLOGIA: A GRANDE DOR DE CABEÇA DOS CIENTISTAS

Você é o que é desde o início da criação?

Eis a pergunta no ar. Durante muito tempo se cogita a possibilidade de nós seres humanos, os chamados homo sapiens sapiens, sermos produtos de uma evolução contínua até chegar ao que somos hoje. Surgem assim várias especulações, a partir de descobertas fósseis de mandíbulas e dentes avulsos. Parece que a ciência usa de todos os meios para tentar provar que nós criaturas ou filhos de Deus, não fomos criados por um Criador, que através do poder do seu Logos divino disse: “Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26). Todas as semanas é publicado algum artigo em uma revista secular, falando a respeito do big-bang, da possibilidade de sermos produtos de formas primitivas, os chamados coacervados e etc.
Mas através do texto lido podemos verificar que a ciência parece não ter respostas para as próprias indagações, e isso é curioso, pois estamos presenciando alguém procurando problemas que são insolúveis. Há uma propaganda que está sendo emitida nos canais televisivos que diz que o mundo gira em torno das perguntas. Acho que isso é verdade, e a própria “mestre da sabedoria” sente isso na pele. Eu no lugar deles me sentiria frustrado tentando provar que nossos ancestrais são os símios ou macacos, pois até mesmo nas descobertas fósseis encontradas não se é perceptível a semelhança desses antropóides com a espécie humana. Em muitas das descobertas que são poucas ao ponto de se poder guardar em um caixão, forçar-se a barra para dizer que certa mandíbula ou crânio é de um de nossos ascendentes.
A busca insaciável por esse elo perdido, vai continuar por muito tempo, mas não é isso que ela procura? Como poderemos estabelecer por exemplo um paralelo entre os pongidae e os hominídeos se temos tão poucas partes dos esqueletos encontrados. O que se acha em pesquisas arqueológicas por aí afora é muito pouco para se estabelecer tal comparação. É claro que existiram homens em fase de descoberta da natureza , e aperfeiçoamento dos seus instrumentos de trabalho, e que viveram em cavernas, mas isso não prova que eles eram geneticamente e fisicamente diferente dos atuais homens, chegando ao ponto de serem comparados aos macacos. Por outro lado surge a pergunta: - E por quê algumas espécies humanas andavam curvadas, sem conseguir até mesmo se locomover por duas pernas apenas (forma bípede)? A resposta é simplesmente por conta das deformações corriqueiras, fruto da carência da vitamina D em seus organismo, que é a responsável por evitar problemas nos ossos, daí a curvatura de hominídeos antigos, por não estarem alimentando-se corretamente.
Surgem várias especulações, até mesmos falsas descobertas como aconteceu na Inglaterra entre 1911 e 1915, onde forjaram uma suposta descoberta de um crânio com mandíbula de macaco. Aí já é demais.
Não se pode adentrar no conhecimento da mente de Deus, e essas questões só podem ser resolvidas pela fé que temos em nosso Pai celeste, que mesmo assim nos dá respostas de situações como estas que agora adentram em nossa mente para podermos provar “cienteologicamente” que esses sabe-tudo não sabem de nada.


Dudu Vasconcelos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Síndrome do Superman nas igrejas


Quem nunca assistiu o clássico do cinema: "Superman", estrelado pelo ator Christopher Reeve ? Lá pudemos observar uma força incomparável, visão de raio x, o poder para voar, salvando todos assim, que estão em perigo real e imediato. É sensacional, estupendo..."é uma águia um avião? Não! É o super-homem. Durante muitos anos foi a sensação das crianças, jovens, adultos e ançiãos. A produção cinematográfica sempre se empenhou em criar personagens que refletissem um poder sobrenatural, que não demonstrasse fraqueza, enfim que fosse diferente de todos e ao mesmo tempo igual a todo o mundo, em sentimentos, imperfeições de um ser humano comum.
Mas o nosso herói também tinha uma vida particular, vivenciada pelo simples e nobre Clark Kent, um pacato jornalista, que era meio atrapalhado e que nutria um romance platônico por Lois Lane. Que tempos bons, aqueles em que nós pedíamos para a nossa mamãe para nos fazer pipoca para acompanhar cada episódio, filme...
Parece que a natureza humana sente a necessidade de querer ser forte, implacável e que sempre enfrenta tudo a qualquer momento a qualquer hora. Daí gostarmos desse herói e de outros que uma vez por outra faziam a nossa alegria! Nos projetávamos em heróis como Rambo, ou será que você nunca colocou uma fita na cabeça querendo ser igual a ele, ou até mesmo pegou o lençol de sua mãe e amarrou no pescoço e fez como capa para voar. É assim, e se fôssemos relatar heróis iríamos falar e falar, pois em nosso ser existe essa necessidade de se projetar no outro. Você é o que é, muitas vezes por que viu em alguém um modelo de garra, perseverança e ousadia para conquistar tudo o que tem em sua vida. Em nosso dia a dia temos pessoas como espelho, às vezes é o nosso pai, mãe, amigos enfim, uma gama de inspirações nos rodeiam, e isso é brilhante, perceber o potencial de todo o mundo, ver que cada um tem uma maneira intríseca de ser e de fazer algo, isso é lindo!
Mas, voltando ao caso do superman...durante os episódios víamos que o mesmo tinha uma fraqueza, quem lembra? A Kriptonita. Todas as vezes que os seus inimigos o encurralavam, o faziam com o uso desse mineral ele despencava, fraco e a mercê deles, nós nos entristecíamos torcendo pela sua recuperação.
É assim também em nossa caminhada cristã, nos achamos os tais, os sabe-tudo, os super-heróis espirituais sempre pronto a qualquer missão. Nos espelhamos em pessoas tidas como labaredas de fogo e nos entristecemos quando descobrimos que essa pessoa em que tanto nós nos espelhávamos não era bem assim um exemplo de cristão. As nossas igrejas estão em busca de grandes pregadores, grandes músicos e ao saber de um escândalo queremos logo dizer: “- O pastor, ele não! Aquele irmão? Uma benção aqui na igreja! Analisando bem esse quadro que se desenvolve em nossas congregações, podemos perceber que há um certo fluxo de saída de irmãos quando descobrem que tudo aquilo que tinham construído em relação aos famosos super-heróis cristãos foi derribado por um pecado que para a sociedade é de grande repercussão.
As pessoas estão se projetando em seres humanos, e aí está o problema! Deviam está espelhadas em Jesus O Cristo! Temos uma mania de querer sacralizar nossos irmãos, deixemos disso queridos, adoremos a Deus.
É por isso que por aí existe muita gente que apostatou da fé por ter caído e assim achar que não é digno mais de cantar ou trabalhar em prol do reino por sua falha. Pastores que se desiludem e deixam o ministério. Não é assim, não tem que ser assim: "MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I João 2 : 1).
A história é mais ou menos assim: “ – Eu pregava, cantava, dizimista fiel e caí não sou digno de estar mais na presença do Senhor” Deixemos de nos culpar, a palavra de nosso mestre diz que se confessarmos os nossos pecados a Deus ele é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça!
Mas por outro lado é até bom que se aconteçam essas quedas, esses escândalos para que vejamos quem somos, pois uma hora dizemos que amamos a Deus, outrora o negamos assim como Pedro.
“Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.”
‘Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás” ( Mateus 26:33-34).
Somos ingratos para com o Senhor, e necessitamos do seu perdão diário. Ele está interessado em pessoas que acham que são as menores, que tem humildade de coração, enfim está atrás de verdadeiros adoradores, que não se gloriam em si mesmos mas NELE!
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (II Coríntios 12 : 9).
É através da fraqueza que fazemos aquele momento de reflexão, e ficamos até mais sensíveis em nosso viver. Deixamos de criticar os outros, passamos entender os erros alheios, pois entendemos que também podemos errar. A partir de experiências como estas, passamos a ter mais amor pelo pecador. Não estou incentivando você a errar mais, para poder ver as falhas dos outros com outros olhos, mas admoestando que não existem super-homens espirituais, nem super-mulheres espirituais, e dizendo que o mesmo pecado que você comete escondido entre quatro paredes é o mesmo que é visível a todos, pense nisso. Temos uma mania de querer sempre culpar os outros, por falhas em nossas igrejas, será isso uma maneira de querer esconder os nossos erros?
"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." (Lucas 6 : 37)
"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7 : 5)
Olhemos para as nossas vidas, não façamos como aqueles que no tempo de Jesus achavam no direito de apedrejar Maria Madalena por um pecado público, quando estavam esquecendo dos seus interiores.
Encerro este artigo com um vídeo do grupo Fruto Sagrado, do cd Distorção, com a música Superman que se encontro do lado do título desse texto em uma barra de vídeo, ouça e reflita! Espero que guardes em seu coração que o nosso homem de aço verdadeiro é o nosso Senhor Jesus Cristo, que nunca perde uma batalha e que só nele somos mais que vencedores!


Dudu Vasconcelos