sábado, 24 de abril de 2010

JOGANDO AS DÍVIDAS ALHEIAS AOS PÉS DA CRUZ DE CRISTO

(MISERICÓRDIA DEVE TRIUNFAR SOBRE A JUSTIÇA)


O Senhor Jesus Cristo afirmou outrora em Lucas 6:37 “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.” “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Aqui encontramos na leitura dessa passagem a maneira mais adequada de se estar servindo ao Senhor com todo o fervor. A utilização da grande ferramenta de Deus chamada amor, nos constrange a viver o evangelho puro e autêntico, pois nos impulsiona a acreditar que é possível olhar para o nosso irmão com ternura e compaixão, sem fingimentos, sem falsidades, sem intolerâncias, sem medos, sem decepções, sem rancor, sem mágoas, sem distúrbios psíquicos, estes e outros mais que tem devastado a igreja do Senhor Jesus nos últimos dias.
A falta de amor, o esfriamento dos corações no meio do povo de Deus, os pensamentos negativos, as desavenças, tem esfriado maciçamente o corpo de Cristo. Não existem mais palavras de amor e sim de desengano, não há paz e sim fingimentos de que tudo está bem. Infelizmente o que presenciamos é o ódio a decepção, que de maneira trágica tem ocupado a mente dos que são eleitos segundo o coração de Deus.
A falta de coragem, o desânimo toma conta da igreja, toma conta de você, toma conta de mim... E esperamos, esperamos o dia que tudo isso será resolvido, mas fazemos bem menos do que deveria ser posto em prática. São “rixas”, desentendimentos banais, relacionamentos mal resolvidos, e a igreja de Cristo vai caminhando a passos lentos.
O mundo olha ao redor de si e procura por pessoas misericordiosas, que estão prontas para cuidar delas, mas ao presenciar os nossos testemunhos, vive uma crise, pois o lugar que deveria ser onde a paz reina eternamente, é uma arena onde todos estão sempre armados, esperando só o momento para ver o tropeço alheio para acusar. Deste modo, nos comportamos como o inimigo e até o ajudamos acusando os queridos irmãos. Quem não conhece ou sabe de alguém que vive constantemente reclamando na igreja... Não precisamos ser juízes amados! Desta forma estaremos trazendo uma carga muito pesada para os nossos ombros, pois quando falamos mal dos nossos irmãos, quando os acusamos ou o desacreditamos por qualquer motivo, o mais lícito que for na nossa concepção, achamos no direito de começar a jogar pedras, e criar tropeços para que o mesmo pague por tudo o que nos fez, e ao invés de o abençoarmos de ajudá-los nos digladiamos. Dessa forma, estamos entregando a chave da porta a Satanás para que quando tropeçarmos possamos ser julgados sem nenhuma misericórdia. Eu posso até concordar que você tenha o direito de fazer algum juízo sobre determinado irmão, desde que você seja perfeito! Se você não é, então renda-se ao doce e afável convite de Jesus para perdoar seus irmãos.
Jovens amados, é hora de nos desarmarmos uns contra os outros, aqui deve ser um ambiente de confiança, de respeito, paz, e não só neste lugar, mas a partir deste possamos perfumar o ambiente onde estudarmos, trabalharmos, para o mundo realmente poder crer que o Senhor nos enviou.
A música “Corpo e Família” relata que nós recebemos um coração regenerado, transformado e agora está cheio de amor, mas infelizmente cantamos, oramos mas não é a realidade, vivemos as aparências, e parece que nos contentamos com isso! Contentamos-nos em fazer menos do que o melhor para Deus. Na hora dos ensaios não chegamos com o pensamento de oferecer o melhor, mas a nossa mente está totalmente imersa na carnalidade, na desconfiança e na malícia
.
Irmãos amados, como fruto deste amor em Cristo, que possamos nos abraçar nesse momento, se porventura existe algo não resolvido entre alguém neste templo, que você possa pedir perdão e restaurar-se com seu irmão, pois isso agrada a Deus, isso o satisfaz, o amor manifestado. Dê esse presente neste momento a pessoa que você sabe que te ofendeu. Isso mesmo! Um dos maiores presentes que Deus colocou a nossa disposição para nos curar, O PERDÃO! Jesus, o nosso amado mestre nos ensinou na cruz esse amor, não imputando nenhuma condenação para os seus assassinos, bem como Estevão que nos minutos finais de sua morte não ousou ter ódio de seus irmãos e sem falar em Esaú que tinha todos os motivos para vingar o que Jacó tinha feito contra o mesmo. O roubo de maneira ardilosa, o direito a primogenitura, algo que era bem estimado pela cultura judaica naquela época, isso fez em Esaú cicatrizes profundas, mas que culminariam em profundo ódio quando Jacó recebeu a benção de Isaque em secreto, o enganando. Esaú teve todos as razões para matá-lo, para exterminá-lo, talvez passou anos sofrendo amargurado, talvez lembrando de como eles eram quando pequenos, como brincavam ao lado de sua mãe Rebeca.
Essas lembranças de Esaú devem ter feito chorar e lamentar, e perguntar por que isso meu Deus? Deve ter chorado amargamente querendo a Justiça, querendo esganar Jacó, mas a Bíblia relata que o mesmo depois de 20 anos teria a chance de fazer uma escolha: Matar o seu irmão e saciar a sede de justiça X ou perdoá-lo e assim apagar as cicatrizes... Nessa dicotomia, Jacó também se via apavorado, triste com a possibilidade de ser morto pelo seu irmão. Jacó deve ter carregado isso por muito tempo, a sua consciência o acusava, quando ele menos esperava... E ele não se sentia bem toda vez que se lembrava do irmão, ele não ia bem nos negócios, não ia bem em lugar nenhum, mesmo cheio de víveres de ouro e prata, mas faltava-lhe algo! O PERDÃO! Quem sabe alguém fez algo muito mal para você, e você ainda não conseguiu esquecer, não conseguiu abrir mão, e você está esperando só o momento de fazer justiça, de vê-lo cair para se comprazer nas suas derrotas, ou quem sabe você está do outro lado como Jacó, esperando um dia para se explicar... São tantos anos não é verdade. Porém a bíblia assevera que não importa quanto tempo faça ainda é tempo de resolvermos as águas passadas. De endireitar o que está torto, em Cristo Jesus.
Esaú e Jacó, mesmo que no início pudessem ter uma relação inicialmente cheia de conturbações, resolvem pôr fim àquela situação, e o final vocês conhecem. Os dois são curados, choram desconsoladamente. MEUS IRMÃOS HÁ PODER NO PERDÃO! Não temos a ciência do que o poder restaurador do perdão pode fazer com todos aqueles que se entregam a essa manifestação de amor. Ele lava a nossa alma, ele purifica o nosso ser, ele vem de Deus!

do seu irmão em Cristo,
Eduardo Vasconcelos

Um comentário:

  1. A verdade é que muita das vezes temos vivido "o evangelho da aparência", enquanto dentro de nós só há feridas, feridas estas providas de falta de perdão. Quantas histórias ouvimos acontecimentos e discórdias que após ter passados muitos anos a "ferida" ainda se encontra aberta? Deus nos dê graça para viversmos em amor!
    Parabens mano!

    ResponderExcluir