sábado, 2 de janeiro de 2010

Você é uma terra fértil?E por que não é?

(MT. 25:14-30).

É comum observarmos agricultores por aí afora que repetidas vezes preparam o solo adubando, colocando fertilizantes para assim depois de um certo período poderem se beneficiar do fruto do seu trabalho. Também todos sabemos que para se conseguir frutos na estação própria é necessário a ajuda de agentes externos como a chuva e o sol que são inevitavelmente alguns dos principais ingredientes para a produção de frutas e verduras que nos alimentarão constantemente em nossa caminhada terrena.
Mas, é bem verdade que existem solos que são pedregosos, duros demais, inconsistentes e que precisam de uma ciência maior para tratá-los, pois naquele lugar não nasce nada mais de bom! E para o agricultor trabalhar nessa terra se torna quase impossível, pois a falta de chuvas, o sol intenso demais machucou os solos que antes eram ricos em proteínas que eram suficientes para a formação de belíssimas plantas.
Na nossa caminhada, também não é diferente quantas vezes estamos secos, necessitando de água para as nossas vidas, com o coração rachado, pedregoso
e não conseguimos avançar por nosso solo está precisando de tratamento?
Os problemas, as adversidades pouco a pouco tentam acabar com a chuva que nos faz frutificar, tentam minar o sol para não nos fazer brilhar... E é aí que ficamos infrutíferos, secos por dentro sem a capacidade de demonstrar amor pelo o próximo, pois não podemos oferecer aquilo que não temos, pois só podemos falar daquilo que o nosso coração está cheio.
Porém, o meu intuito de hoje é falar para pessoas que estão na igreja, que receberam o chamado do Senhor e que Deus coloca em suas mãos certas responsabilidades, e depois de certo tempo vão minguando, esvaecendo, ficando anêmicas e se esquecem ou negligenciam o trabalho que o Senhor confiou em suas mãos. "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue." (Jeremias 48: 10) Irmãos que deveriam se esforçar para multiplicar os talentos que receberam, mas que não estão nem aí, para a obra confiada. Não sabem eles que quem faz a obra do Senhor relaxadamente, até o que ele tem vai ser tirado! E vai ser dado a quem tem realmente a responsabilidade de cuidar da obra do Senhor.
Ás vezes em nosso meio percebemos pessoas que acumulam vários cargos sob sua responsabilidade, e perguntamos, porque será que isso acontece? E eu lhes digo a resposta: - Se você meu irmão está fazendo a obra com o pouco que tem sobre o muito o Senhor te colocará! Isto quer dizer que você recebeu aquele cargo confiado por Deus e trabalhou, se esmerou continuamente, e o Senhor te abençoou, pois procuraste fazer o melhor, e o Senhor que vê tudo te recompensou com mais responsabilidades, pois foste fiel! E aqueles que não deram a mínima foi-lhes tirado essa responsabilidade, pois não abraçou a causa. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (I Coríntios 15: 58)
O senhor subiu aos céus e nos comissionou para irmos e pregarmos este evangelho de paz aos perdidos, aos cansados e oprimidos, e um dia ele voltará e fará as contas com você... O que tu fizeste com o que te confiei... Quantas almas tu ganhaste? Quantas vezes você foi à palavra de fé para as pessoas que precisavam? Em sua casa fostes um exemplo? Quem não se lembra da parábola da figueira estéril, Jesus queria encontrar fruto ali, mas não tinha nada, e na mesma hora a figueira secou... Toda árvore que não der fruto seja cortada e lançada no fogo!
Quantas vezes o Senhor te pediu para você perdoar, e você ainda não conseguiu... Será que a tua terra está boa?
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Terra fértil significa terra propícia para se receber mais e mais sementes que irão frutificar mais e mais tipos diversificados de variadas espécies. Nosso coração deve ser essa terra fértil, terra em que plantando tudo se dá... Terra produtora de amor, paz, longanimidade, paciência, moderação, temperança... Enfim terra onde o Senhor está todos os dias adubando-a, regando-a, removendo os solos pedregosos, pois ele é a água da vida, e que chove nesse momento em teu ser, ele é o teu sol, a razão do viver, a luz do nosso caminhar...
Se você não está gerando frutos bons, é bom perguntar ao agricultor (Deus) o porquê disso... Orar, falar com ele, para fazer uma transposição dos rios celestiais para o teu coração.
Quem é chamado por Deus, e escolhido desde a fundação do mundo não se contenta em estar parado no banco da igreja, ele quer trabalhar, ele quer frutificar, ele quer ver a igreja prosperando, ele não é pedra de tropeço para os que nela tentam vencer... Ele faz isso não porque quer ser melhor do que os outros, não porque quer ter recompensa maior do que os outros, simplesmente faz isso por sentir sua vida mais rica, com mais sentido. Multiplicar talentos não é só vigiar, é agir é trabalhar também, não é se colocar numa rede e dizer Deus fará, sem eu mover uma palha!
A partir do momento em que nossa terra está sarada, no nosso íntimo brotará o desejo de trabalhar de se empenhar na obra com mais sinceridade, de errar menos, estaremos concatenados com a vontade de nosso Deus Pai. E assim, sobre o pouco que fazemos vamos conseguir novas oportunidades, granjearemos outros talentos, e outros, e outros...
É você na sua loja, onde trabalha sempre dar o melhor, procurar fazer tudo sempre da melhor forma possível, assim quando o teu patrão te ver, perceberá que você é diferente dos outros...e os teus semelhantes verão em ti, que brilho é esse nesse moço, nessa moça, tudo ruim aqui no comércio, nosso salário está atrasado e ele canta, ele brinca se diverte com as adversidades, ri da vida...e as pessoas chegarão perto de você e quererão ser adubadas por através do poder do Senhor. Quem não conhece a velha história de que o rapaz começou como faxineiro, hoje é um grande gerente da sua empresa, dono de metade das ações? Isso por que o patrão dele viu que ele era de confiança, que era bom no pouco, e assim o elevou de posição. Quanto mais o nosso Deus meus irmãos, pois se o homem às vezes vê o esforço do outro e recompensa, imagine o Senhor? "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1: 3).
Terra fértil significa uma terra segura, que você pode confiar, entregar suas posses sem reservas e confiar... É aquela pessoa que você sabe que pode contar seus segredos e amanhã não correrá o risco do seu nome está nas páginas dos jornais... É perdoar, amar sem medo e sem distinção é atividade, é planejamento, dedicação, tardio para irar, tardio para falar... Nós viemos da terra fértil e para ela voltaremos...
Deus deixou para nós fazermos:
1)evangelizar;
2)cuidar da sua casa;
3)cuidar dos nossos irmãos;
4) Não ficar com medo do que ele mesmo mandou nós fazermos, pois dessa forma cresceremos em experiências;
5)Não ficar parado, pois ele está a porta;

Receba nesse momento o cuidado do Senhor nosso Deus que cuida da videira que é Jesus e que sempre quer ver seus ramos(nós) edificados nele. Os fertilizantes do céu estão vindo nesse momento, as ferramentas estão caindo no chão para que você trabalhe com mais intensidade neste ano de 2010.

Em Cristo que semeia na terra,

Eduardo Vasconcelos