sábado, 5 de fevereiro de 2011

APARENTEMENTE SEPARADOS, PORÉM NUNCA DESLIGADOS!

TRANSFORMANDO A SAUDADE EM TRABALHO


Talvez estivesse frio naquele dia, ou muitas chuvas apareceram em meio às nuvens negras do céu. Era um dia confuso e cheio de desafios. Durante muito tempo eles estiveram juntos de Jesus aprendendo verdades eternas e se apaixonaram por aquele que uma vez desceu do céu e estava ali junto com eles os ensinando. Quantas vezes os discípulos puderam ver milagres em pessoas tidas como fracassadas e que viviam à margem da sociedade sofrendo as piores angústias de um mundo tenebroso serem curadas física e espiritualmente. Na memória deles estava o modelo de homem, de varão justo que se compadecia dos pobres, oprimidos que não era um simples religioso mas alguém que vivia o que pregava, ou melhor era A PALAVRA em pessoa. Mas o clima de tristeza parecia tomar conta dos seguidores do Mestre. Não sei por que parece que aquele dia seria inesquecível para a vida dos mesmos.
Estavam desesperados ao saberem que Judas era o traidor, ficaram atônitos quando souberam da negação de Pedro a Jesus. Era muita coisa para um dia só! Porém, mais coisas estariam para acontecerem.
Jesus entra em cena, olha para os seus vê a cara de desânimo deles, de temor, de perturbação, de falta de sossego e traz uma palavra de conforto: -Não se preocupem, credes em Deus e em mim. Essa afirmação deveria bastar para todos eles, mas gerou uma grande discussão. Por que quando estamos nos sentindo ameaçados as melhores palavras parecem não serem suficientes para nos acalmar, e por isso fazemos perguntas, perguntas... Foi o que Tomé, Filipe e Judas (não o Iscariotes) fizeram a Jesus, depois do seu discurso.
Os discípulos de Jesus não estavam cônscios do que estava para ser pronunciado pelo Rei dos reis. Uma despedida com recomendações e conforto para todos! Quando o Senhor começa a dizer que na casa de seu Pai existia muitas moradas, talvez os discípulos comecassem a pensar e olhar para os outros dizendo: -Ele está se despedindo?
Mas Jesus continuou dizendo e enfim disse: -Eu vou para o Pai, mas vocês que creem em mim farão obras maiores do que eu! Imagino naquele momento os discípulos tristes, era muita coisa para um dia só! Eles ouviram várias vezes o Mestre dizendo que ia chegar o dia que ele tinha que ser sacrificado, porém eles pensassem que esse dia nunca iria chegar. Quando começaram a entender que o negócio era sério, as lágrimas começaram a correr pelos olhos de Tomé que dizia: - Senhor, que caminho é esse? Para onde vais? Não nos deixe! Não se vá! Sem o Senhor aqui é tão ruim, o mundo vai ficar preto e branco, sem sentido, sem cor, sem paz, sem amor, é sofrimento, é dor, que caminho é esse Senhor? Com quem eu vou poder compartilhar as minhas falhas? Não existe homem sincero como tu és? Não há outro o qual eu sinta a necessidade de adorar! Só tu és Santo!
Tomé se deixou levar pela emocionalidade e começou a esquecer-se das promessas de Jesus. Porém o Senhor começou a lembrá-lo: - Oh, Tomé o Caminho sou eu, a Verdade sou eu e a Vida em pessoa! Muitas pessoas estão aí no mundo sofrendo, você está aqui nesta noite ouvindo essa mensagem, que fica procurando outros caminhos para chegar a Deus, eu tenho uma recomendação para você: O caminho sem atalhos é Jesus! Ele que te encaminhará e fará andar por lugares altos! Ele é a única verdade, o único modelo, não adianta procurar na filosofia, na antropologia, nas ciências médicas, na psicologia, ele é a verdade para a sua vida quanto a esse vazio espiritual que sentes. Essa vida de sofrimento que tu sentes passará a partir do momento em que tu entregares a tua vida a ele. Jesus tem autoridade para isso! Ele não te deixou!
Jesus tenta explicar, eu vou preparar o lugar, vou restabelecer tudo, vou estabelecer novamente uma união entre vocês e meu Pai. Porém os discípulos sabiam o que significava preparar lugar: A CRUCIFICAÇÃO! Eles não sabiam a profundidade do sofrimento de Cristo em minuncias, mas tinham temores por já terem presenciado ou ouvido pessoas falarem sobre a morte de cruz. O pior, todos os que eram condenados tinha culpa, mas saber que Jesus era Santo e iria ser punido, para eles e para nós seria um injustiça, por que não entendemos o trabalhar de Deus. A bíblia menciona que o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e por intermédio dEle fomos salvos.
Novamente Cristo é interpelado, desta vez por Filipe: - Senhor tudo bem, mas por favor já que o Senhor tem que ir nos mostra o Pai. Nos revela quem é o Deus grande que criou os céus e a terra. Jesus deve ter olhado com ternura para ele sorrindo e disse: - Eu estou com vocês todos os dias e ainda não me entenderam? Durante muito tempo dei provas concretas que eu e meu Pai somos um. Nesse momento deve ter passado um filme na cabeça dos discípulos... Quantos momentos alegres tivemos com Jesus, quantas vezes ele curou, libertou e amou-nos indistintamente. Poderíamos até imaginar o momento em que o Senhor disse isso, e os seus discípulos caindo ao chão com a glória de Deus que encheu aquele lugar.
Judas, não o Iscariotes agora interroga a Jesus dizendo: - Onde é esse lugar que o Senhor vai e virá depois, e não se manifestará ao mundo, só a nós?
Jesus olha para Judas e os presentes, o mundo não quer me entender, por isso não pode me amar, obedecer, mas aqueles que sabem e guardam os meus mandamentos estes sim Eu e o Pai nos manifestaremos a Ele e vamos moram neles.
Ah! Quantos prenúncios de saudade estava acontecendo ali. Os discípulos queriam ficar perto dele, aproveitar o máximo possível, ficar junto. Porém a missão deveria ser cumprida, não havia tempo para desistir, muitas vidas precisavam de Cristo. Contudo, o Senhor se precupou com a sua aparente ausência, e disse que um amigo que estava por vir, alguém que intercederia por nós com gemidos inexpremíveis, que traduziria nossas palavras para o Senhor quando estívessemos em oração. O Espírito Santo! Que nos dá alegria nesse momento, que nos dá paz, que nos faz relembrar as palavras de Cristo, que intercede por nós a Deus, que nos dá liberdade para cantar e exaltar ao nosso Deus!
Assim como foi difícil para aqueles discípulos naquela hora, também é difícil para nós na atualidade. São tantas as adverisdades, as decepções que muitas vezes pensamos em procrastinar, perder o vigor. Mas o exemplo nos foi dado através dos seguidores de Jesus que acreditaran na palavra: “- Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:12-13).
Chegará um dia amados que veremos face a face nosso Deus e ele enxugará as nossas lágrimas. Mas nesse momento é a hora de trabalharmos, de fazer a obra dele com carinho, pois é assim que ele deseja. Essa saudade que sentimos é atenuada pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, mas um dia esse sentimento será extinto, pois seremos a qualquer momento arrebatados e levados e transformados para a glória do Senhor para todo o sempre. Usemos essa ansiedade que temos em encontrar a Jesus para orarmos, usemos essa saudade, esse desejo como combustível para avançar, trabalhar, para receber Jesus em nosso coração.
Uma vez ouvi em um momento de dor de familiares por terem perdido seu ente querido a seguinte indagação de um conselheiro que utilizou uma palavra de conforto dizendo: - O que nosso ente querido, faria nessa situação? Ficaria apenas chorando, ou iria levantar a cabeça e seguir em frente? Todos concordaram que pelo exemplo do mesmo ele queria que nós fôssemos ousados no estudo, no trabalho, na igreja, afinal há muito para fazer. Hoje essa família trabalha, uns estudam e não pararam e esse ente querido está dormindo no Senhor. Mas Cristo vive! Aleluia! Ele está te vendo agora, vê teu desejo de luta, de vencer e quer te abençoar, sabe quantas pedradas você recebeu e ri muito quando ver você dizendo que não vai fazer mais nada na igreja, mas com instantes depois logo se arrepende e volta a fazer tudo de novo! Ele conhece o teu coração, e sabe que você não vai deixar a obra do Senhor parar. É como se ele dissesse use essa saudade que você diz para mim que tem e se esforce, trabalhe, sue a camisa na minha obra! Lute guerreiro! É como o pai que sai de casa e a deixa sob os cuidados dos filhos, para que ao chegar veja tudo arrumado. Ele diz para você vem até mim, você que está cansado, eu te aliviarei. Amém.

Quando a saudade não cabe no peito, ela transborda nos olhos. (Anônimo)


Eduardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário