domingo, 29 de maio de 2011

AS ONDAS DO TEMPO E A RESPOSTA DE DEUS

“LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” (Ec. 11:1)

“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (11:5)

Fazer o bem eis o grande desafio do cristianismo. Tomar essa atitude é fazer com quem está ao nosso lado se sinta feliz por algo de favorável que fizemos a essa pessoa. Fazer o bem é sentir-se feliz por ver que por nossa conta tudo está caminhando bem. É ver as lágrimas de agradecimento das pessoas ao nosso redor. É estar sempre pronto a ajudar quem de nós precisa. É correr riscos, é andar obstinado no propósito de avançar, acertar, é sair de uma luta espiritual vencedor. É deixar o nosso perfume de modo que as pessoas ao nosso redor sintam o nosso cheiro ao ter que irmos embora. É deixar saudades! Isso é bom, nos deixa saudáveis! Fazer o bem é lutar pelos nossos irmãos em momentos difíceis, é não se vender, como é lindo o evangelho autêntico!
Como afirmou certa vez um grande cantor brasileiro de nossa época: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa tudo sempre passará. A vida vem em ondas como um mar num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo tudo muda o tempo todo no mundo. (Tim Maia)”. Quem ouve essa canção e conhece um pouco da bíblia, percebe que o referido escritor acabara de confessar que tudo o que temos, tudo o que vier a possuir, nossos status, nossos bens, nossa adolescência, juventude, tudo passará, tudo é vaidade assim como bem profetizou o grande pensador e filósofo cristão Salomão.
Em razão disso devemos sim, em primeiro lugar Lançar tudo o que temos dentro de si: esforço, dedicação, disciplina, sacrifício para alcançar os nossos objetivos. É a entrega, é o lançar-se de corpo e alma em prol de resultados, sermos uma flecha onde o arqueiro é o nosso Deus e o alvo é objetivo que almejamos alcançar.
Percebemos que quem não lança, não constrói nada, não vê resultado do seu esforço, como bem podemos exemplificar que aquele que não trabalha não pode gozar do seu salário, que o empresário que não investe todo o seu esforço e seu dinheiro para o bem da empresa não auferirá lucros rentáveis, enfim, lançar o nosso pão é ter fé em Deus naquilo que estamos fazendo.
Em nossa vida espiritual também não é diferente, devemos a cada dia lançar nossa adoração ao Senhor com toda a nossa intensidade, com grande dedicação e força em sua obra em todos os momentos. Assim como o pão que cai na água é um pouco seco, mas depois de poucos minutos começa a ser quebrado e amolecido pelas moléculas de água, também não é diferente em nossa caminhada espiritual, pois em momentos difíceis estamos muito preocupados, desatentos, com muito trabalho, e adversidades, secos, frios, porém, sentimos nesses momentos como que uma água que chega de mansinho para nos molhar, irrigar o nosso deserto, nos quebrar e deste modo voltamos à posição que o Senhor quer que estejamos.
Aprendemos depois de um tempo que o importante é lançar palavras de amor aos amigos ao invés de palavras de inimizade. Lançar tudo de bom que há em nós por que a vida é muito curta, passa muito rápido, somos como uma fumaça como bem afirmou o salmista: “Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.” Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. ( Sl. 39:4-5)
O pão ao cair na água estará seco, talvez até duro, contudo depois de um tempo ele ficará macio e molhadinho pronto para poder ser digerido. É assim a ação do Senhor Jesus que transforma as nossas vidas vazias, nossas dores, obstáculos, gigantes em situações de fácil digestão. O salmo 126:6 assevera que: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.” O pão que hoje está amargo de descer, será um pão molhadinho, creia! É como o Senhor Jesus afirmou certa vez às suas ovelhas: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.(Mt. 11:28-30).
Por isso que certa vez Jesus disse que aquele que comer deste pão nunca terá mais fome, isto é, aquele que crê nEle estará sempre forte para esperar a onda do mar favorável a sua vitória.
Quando estamos lançando tudo de si, engajados em fazer o bem também enfrentamos obstáculos, porque lançar envolve:
a) Sacrifício: Recusar o que habitualamente fazíamos em prol de algo maior;
b) Renúncia: Deixar de lado todos os prazeres deste mundo;
c) Dedicação: Se esmerar com o coração, colocá-lo no processo;
d) Determinação & Auto-confiança: Eu vou conseguir, nada apaga minha visão;
e) Disciplina: Cumprir horários para alcançar metas;
A Segunda coisa que aqui desejo mencionar é quanto ao repartir. Dar um pouco daquilo que você recebeu, não ser egoísta (Corrente do Bem). Você tem algo, um presente ou até mesmo algo que o Senhor te deu, ou algo que outra pessoa lhe deu porque alguém foi bom contigo e deu parte dele para que você com esta parte, reparta mais, a fim de passar para outras pessoas. Esclarecendo o exposto, é como se cada um de nós pegássemos aquilo que o Senhor nos deu, o seu favor em nossas vidas para assim repartir com os outros. Fazendo isso, nunca passaríamos necessidades. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At. 2:42-47)
O investimento mais seguro que você faz é quando reparte algo seu com alguém. A bondade é o único investimento que nunca vai à falência.Henry Thoreau.
Discorrendo um pouco mais percebemos que existem pessoas que são preguiçosas, e por isso não poderão colher frutos, até possuem muitos sonhos e vontade, entretanto, não estão dispostas a ir em busca de seus sonhos.
O eclesiástico afirma que o que observa o vento nunca semeará, contemplamos que o vento não se pode segurar, não podemos saber o seu caminho, assim também são as pessoas que sempre estão trabalhando, estudando e quem fica só observando fica lá parado, muitas vezes com inveja. O vento vai de um lado para o outro, não há possibilidade de pegá-lo, assim são as pessoas que tem ideais, projetos, e lançam mão de tudo para conseguir o objetivo, ninguém consegue segurá-lo. É o caso de José do Egito, seus irmãos observavam o vento, ele estava sempre prjetando, trabalhando.
Será que você muitas vezes não tem desejado uma família melhor, uma igreja melhor de acordo com os padrões autênticos de Cristo, mas fica só aí sentado sem querer fazer nada por sua obra. Desse jeito você nunca semeará, nunca provará da alegria de lembrar das dificuldades e ver o que passou o grande grupo para poder erguer tão grandiosa obra. Só pode sentir-se gratificado aquele vai à batalha e volta com o desejo cumprido! Só pode sentir qual o sabor da vitória aquele que passa o sofrimento da luta e lança o seu pão! Por isso amados irmãos, façamos a obra do Senhor, busque seus projetos seculares, lance o seu pão, está tudo querendo dar errado, o pão tá seco, você não está entendendo, deixe com Deus!Apenas trabalhe! Se esforce por essa obra! Faça o bem!
“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Ec. 11:5)
Lendo isso eu agradeço a Deus por ser tão ignorante! Glória a Deus! Pois se não consigo entender tudo de mais simples nessa vida, não posso entender os planos de Deus para minha vida. Isto quer dizer, que devo ter esperança nessa difícil situação que estou, mas não parar, estancar, continuar lançando o meu pão, por que a onda do tempo de Deus está vindo para cima de mim... E será muito grande a benção de Deus para mim!
Desta forma, posso trabalhar e esperar mudança na minha família, ter meus sonhos mais consistentes para minha vida e uma igreja forte e contundente, sempre fazendo o bem e apagando todo o incêndio da divisão em nosso meio
Finalizando, devemos nos lembrar dos nossos sofrimentos, sim, mas para podermos ver o quanto somos fortes, o quanto, podemos avançar com Deus em nossas vidas. “Aquilo que não nos mata, nos torna mais fortes” (Nietzsche)
E quanto a ira, o râncor retiremos de nosso peito, sentimento de vingança, de punir quem nos ofendeu, jogar isso longe do nosso coração, pois se os temos do nosso lado esquerdo, estancaremos na família, no nosso cotidiano na nossa igreja. Ficaremos cegos e sem tato, sem demonstrar ou conseguir sentir qualquer sensibilidade pelos outros.
Você, sua vida, seus projetos vão passar, tudo vai acabar um dia, contudo, o que você faz enquanto vivo aqui na terra com dedicação nunca será esquecido, o pão que você hoje lança na Igreja Batista daRedenção, na obra do Senhor, nos seus estudos, na sua família muita gente lembrará de ti com saudades, pois fizeste tudo sempre com amor, dedicação, e serás mais ainda admirado por que o teu perfume impactou as pessoas ao teu lado, pois viam sua coragem, garra e te tomarão como exemplo de vida e ainda mais gozarão do trabalho que deixaste e poderão assim multiplicá-lo, porque você não desistiu, mesmo chorando, decepcionado, desacreditado, comendo o pão seco, não esmoreceu e por isso o Senhor te dará a Coroa da Vida. "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2 : 10)
Nosso maior exemplo de lançar o pão é nosso amado Senhor Jesus: Lançou tudo de si em situação de dor, chorou por nós, caiu no chão, foi pisado e esmagado, foi crucificado, bateram em seu rosto, humilharam-no, mas ele sabia da sua missão, sabia do seu objetivo e lançou o seu pão...e hoje podemos vê-lo através da onda do amor que um dia afogou todos os nossos pecados, e hoje temos a vida eterna! O Senhor investiu em mim e em você e hoje espera que você que está lá do outro lado desta onda que venha sem medo e faça o bem a todos, deixando o seu perfume nesta terra!
Que o perfume de Cristo seja borrifado aqui neste momento!
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tg. 4:17)

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl. 6:7)

Eduardo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário