domingo, 29 de maio de 2011

UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO, QUE IMPACTOU VIDAS EM NOME DE JESUS

Atos 6:5a

Fatos extraordinários sempre nos chamam atenção justamente por nos desligar da rotina do cotidiano. Estamos tristes, cabisbaixos e às vezes decepcionados e por que não deprimidos, procurando muitas vezes a razão de viver de estar neste mundo e qual o sentido de viver. Todo o mundo concorda conosco que acontecimentos novos mechem com nosso interior aumentam a nossa adrenalina e nos dão a sensação de bem estar, através de glândulas que existem em nosso corpo responsáveis por tal.
A nossa vida é assim, necessita de estímulos, desafios, conquistas que muitas vezes são alcançadas no meio de muitas lutas, batalhas e muito choro. Para comprovar o que estou dizendo, o que dizer de um acidente de trânsito onde um motoqueiro colide com um carro, o que acontece com a vizinhança? Todos correm para ver, saber se alguém morreu, se era parente, muitos curiosos param os seus veículos para também observar tal sinistro. A novidade chama a atenção. Quem não se lembra do acontecimento do 11 de setembro 2001, onde as torres do World Trade Center foram atingidas. Todo o mundo parou, era algo catástrófico, que não estava previsto, mexeu com nossas estruturas. A mídia consegue envolver os telespectadores que estão sempre esperando algo novo e que traga uma mudança na sua vida que muitas vezes está sem graça. E todo mundo passa a comentar, surgem os boatos e as pessoas se sentem bem conversando sobre os fatos.
Tudo o que afirmo é para provar que dentro de nós existe uma vontade de estar sempre inovando, estar se adequando às novas realidades que nos apresentam, principalmente em termos de globalização, pois quem não se atualiza na atual economia de mercado fica para trás.
Outro exemplo de que nós nos alimentamos dessa fuga da realidade, é quando vamos ao cinema, os garotinhos querem logo se parecer com o mocinho, as moças se apaixonam pelo galã e exalam suspiros, e deste modo nos transportamos para esse mundo de ficcção para nos tornar mais felizes.
Dentro da igreja de Cristo também não é diferente, pois estamos sempre querendo fazer algo novo, e isso não é ruim. É uma música nova que o ministério quer tocar, é um som com mais qualidade, um pastor que realmente cuide de suas ovelhas, vontade de orar em voz alta, de dar vazão ao Espírito, da ampliação do templo, é uma constante, estamos sempre com a expectativa de algo, do melhor emprego, da melhor comida, de férias no Caribe, estamos sempre esperando algo novo, por que isto, acreitamos, nos fará bem e nos dará um novo “q” na nossa triste rotina.
Quantas vezes diante dos problemas nós dizemos em meio ao estresse: “minha vontade é fugir, é ir para outro lugar, deixar essa cidade, esse estado, família, igreja” como se fazendo isto fôssemos viver melhor. A vontade de fuga, o famoso “desopilar” nos faz acreditar desse jeito. Viagens são planejadas, festas são promovidas, mas o problema ainda continua lá.
Mas será que podemos viver uma vida nova sem rotinas ao lado de Cristo? Existe rotina na vida do cristão? Existem dias difíceis? Mas o que nos faz diferentes do mundo nesse sentido? A rotina, a vontade de fugir é o resultado de uma vida sem comunhão com Deus? Vamos tentar responder essa pergunta.
Um homem extraordinário, em nossa opinião, que concerteza foi um tufão na vida dos que conviviam com ele...um homem que espalhava ternura no olhar, um missionário de Cristo, que entendeu a sua mensagem, um homem que era um ciclone quando abria a boca, uma pessoa determinada a cumprir o Ide de Jesus, alguém que tinha uma reputação ilibada, cheio do Espírito Santo, esse homem extraordinário era ESTEVÃO!
As pessoas que estavam perto deste missionário se sentiam compelidas a ajudá-lo, muitos recebiam a Cristo pelo poder de persuasão deste diácono, profeta humilde e íntegro, completo. Não exisitia rotina para esse profeta, pois ele estava sempre ao lado de Jesus, orando, buscando o exaltando, era na igreja, nas ruas em todos os lugares o homem sentia sede de Deus, e as pessoas viam a sua dedicação, viam o seu amor pela obra de Deus, os prodígios, o talento que ele tinha dado por Deus para pregar, servir aos outros, Estevão era um bomba espiritual no Reino de Deus, capaz de provocar impactos e maremotos nos corações sedentos, tristes e sem esperança. As pessoas ao virem a Estevão, sua convicção vinham assistí-lo pois ele era um evento novo e não apenas isso era alguém que pregava com autoridade, vivia o que pregava e isso os chamava atenção. Como já dizia o pensador: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”! Era alguém que acabava com as rotinas dos outros, à luz de Cristo!
Como alguém fora do comum, ele chega morrer por amor a obra de Cristo. Isso faz o povo refletir, isso faz o povo pensar: “aquele homem que morreu apedrejado nos transmitia esperança, nos falou de Jesus nosso Salvador, nós estamos salvos, e isso é motivo de alegria, por isso vamos continuar a sua obra”.
Estevão cujo significado do nome é coroa, Stephanós em grego, estava disposto a pregar a palavra, a ser um impacto na vida daquelas pessoas, estava disposto a obedecer ao chamado de Deus e como um bom soldado a fazer o Ide de Jesus haja o que houver.
Nós podemos perceber que Estevão era alguém diferente desde o momento em que ele foi referenciado pelos apóstolos como um homem de boa reputação, cheio do Espírito de Deus e de muita sabedoria. Era um homem que não roubava, que não se prostitituía, que comprava e pagava que procurava ter uma vida pública sem mácula. E isso também foi confirmado pela palavra quando os adversários do mesmo buscaram encontrar pessoas (falsas testemunhas) para falarem contra o mesmo. Quando os judeus insatisfeitos com suas palavras de testemunho a favor de Jesus buscaram uma falha em Estevão e não encontraram, então tiveram que subornar algumas pessoas. Que homem extraordinário! Que fé! Nos faz relembra a história de Daniel!
Pessoas que não gostavam de Estevão, como os escribas, cireneus, alexandrinos entre outros, que estavam com a lei mas não a guardavam sentiam inveja deste missionário, de seus poderes, sinais e maravilhas, pessoas que viviam na rotina, pois a vida sem Cristo é realmente monótona, preto e branco, anêmica, triste, solitária, decepcionante. Esses representam àqueles que são descuidados com a obra de Deus, negligentes, desobedientes que quando veem alguém fazendo algo novo e trazendo a palavra com unção se sentem desprezados, pois os mesmos acham que só eles é que sabem a lei. Então dessa forma procuram colocar o profeta em descrédito junto às autoridades eclesiásticas, inventam histórias, fofocas, para apagar a sua fé.
O interessante é que Estevão está tão concentrado na obra de Deus que o seu rosto brilha como de anjo. Oh Glória! Precisamos desse testemunho de vida, ou melhor precisamos de crentes como Estevão, que não baixam a cabeça, que tem coragem, que podem até ficar tristes, mas sabem que a luta ainda não acabou e mantém a sua fé.
Mas no dias hodiernos, estamos passando por uma crise de identidade, onde não sabemos mais quem é realmente um crente em Jesus Cristo. São pessoas que vem todos os domingos à igreja, que estão nos cultos de oração, que oram de madrugada, mas que estão na mesmice, estão vivendo uma falsa vida. Buscam a Cristo pelo que ele pode dar, não pelo que ele é, são obreiros que infelizmente vendem o evangelho como mercadoria, crentes que estão mortos espiritualmente, é como se existissem zumbis andando pelas igrejas. Estão vivos, porém dormindo! Gente que falou que ia seguir a Jesus, que ia fazer a sua obra, que chorou em muitos cultos, mas que hoje está aí sentada, com raiva, fazendo biquinho, enquanto a obra de Deus sofre. Manobras políticas dentro da igreja, falsos testemunhos, duplas personalidades, gente que se acha mais capaz que outro, gente que fala mal dos irmãos, que vem a igreja só para olhar a roupa do outro, que pensa que Natal é roupa nova, é momento de perdão, relegando o nascimento de Cristo a simples presentes, alimentando essa mercado frio e vazio que é o capitalismo. Porém também existem pessoas que são sinceras, completas, que buscam a Deus, que choram que há tempos esperam por uma resposta dEle, e que neste momento esperam uma palavra de Deus.
Tenho uma palavra para estes dois tipos de pessoas:
Para você que está vivendo uma vida dúbia de pecados não confessados, que sente que sua vida é uma rotina se derrame agora na presença de Deus, não deixe para depois, produzi pois frutos de arrependimento, senão só a misericórdia de Deus na sua vida. E para você irmão (ã), que luta, aguenta firme, o teu rosto vai brilhar como anjo, quando as pessoas te virem perguntarão: “E todos aqueles problemas, como ela consegue ser feliz. Queria ter essa fé!”Nada abate ela (ele)...ele não vive na rotina...
Rotina é resultado de falta de fé, de oração, de leitura bíblica, de união...resolva os seus problemas hoje mesmo, se não você estará condenado a viver assim para o resto da vida, venha para Cristo agora!
Para sermos crentes extraordinários devemos:
a) Ter fé; (At. 6:8)
b) Orar, jejuar ler a palavra de Deus diutunamente;
c) Saber que vai existir adversidades, e oposição, mas saber que maior o que está contigo do que o que está no mundo; (Estevão estava sendo acusado, mas não cedeu);
d) Saber que podem até manipular uma multidão contra você mais Deus te exaltará; (José, Moisés)
e) Ter amor no coração; (At. 7:60)
Nos dias atuais, parece que estamos vivendo uma sensação de rotina dentro da igreja, e isso é verdade, infelizmente, por que o povo de Deus está com outras motivações, não está vindo a sua casa para adorá-lo, está vindo para rever o irmão, para reparar no português do irmão que prega, está para ver se os cantores são afinados, é a sensibilidade ao extremo, líderes que não querem orientação, conselho...por isso, vez por outras essas pessoas estão tirando férias da igreja, são folgas, não entendo isso! Folga de Deus?! Realmente, se a igreja de Cristo for igual ao mundo, eu serei o primeiro a pedir para viajar e desopilar, porém se ela não negociar a sua fé terei vontade de estar lá todos os domingos, quartas, quantos dias eu puder estar, por que lá eu terei apoio, serei amado pelos meus irmãos, lá eu fugirei da rotina que o mundo me proporciona, lá eu encotrarei o mel da palavra, lá tem um louvor do céu, oração no espírito, lá tem Crente estevão, glória a Deus! Estevão tinha a chama missionária ardente no peito, estar com Jesus era a melhor companhia. O que acontece conosco é por vendermos nosso caráter, nossa fé trocamos por coisas fúteis. São muitos crentes Marta e poucas Maria. Fico até receioso de um dia irmos assistir um filme que tenha como título: “A Ficção do evangelho de Cristo”, pois é para onde estamos caminhando...pois ninguém se importa, se incomoda em fazer o que a Bíblia preceitua, ou nós agimos de acordo com a mesma ou correremos o risco de que ela se torne um simples livro de museu e portanto sem aplicação a nossa vida espirtual.
Estevão, morreu apedrejado, mas com fé durante a sua vida entregou de corpo e alma para a obra de Cristo, como um verdadeiro obreiro, viu a Cristo do lado de Deus Pai, e deixou uma lição de fé para nós! O que estamos deixando para as novas gerações? Será que poderemos morrer hoje com tranquilidade, e ao chegarmos ao encontro com Cristo, poderemos dizer: “Senhor fiz a tua obra, combati o bom combate, e estou aqui, sem nenhum arrependimento?” Será que você poderá dizer isso a Cristo neste momento? Como está a sua vida? Quer fugir...fuja mais para os braços de Cristo, ele é o teu refúgio! A paz você encontrará nEle. Estás com um mau testemunho, fuja para Cristo vem até ele...queres mudar a tua vida? Eu te apresento a solução! Jesus Cristo...E saiba que maior é o que está em você do que o que está no mundo, ele é maior do que a rotina, do que as doenças, problemas na sua casa, ele é maior que a depressão, que a dor, pois tudo Ele conquistou na cruz é direito nosso é nossa herança! Vamos lutar, pegue o seu cajado agora! E receba a unção de Cristo Jesus em sua vida...Seja livre para pregar o evangelho, para curar, para libertar em nome de Jesus. Amém.
Que possamos ser cheios do Espírito de Deus, de boa reputação, sejamos homens extraoridnários, e que as pessoas ao nosso redor venha a se render a Cristo por nosso testemunho.

Eduardo Vasconcelos


Nenhum comentário:

Postar um comentário