domingo, 12 de junho de 2011

SÉRIE: CARTEIROS DE DEUS - PARTE II

A TORNEIRA DA BENÇÃO ESTANCOU: O QUE ACONTECEU?
Por: Eduardo Vasconcelos
OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.  É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.  Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Sl. 133:1-3)

            Eles eram bem sucedidos, família abençoada, pessoas que davam exemplo de vida por onde passavam, leitores e praticantes da Palavra de Deus. Os dois eram Sandro e Bea. Casados há cerca de 02 anos estavam muito felizes com tudo aquilo que Deus projetou para os mesmos. Uma vida de oração, de súplicas, intimidade com o Pai celestial, casa própria, emprego estável. Tudo estava caminhando para o Felizes para Sempre! No entanto, os dias foram passando, a leitura da bíblia já não era a mesma, faltava tempo para ir aos cultos, o relativismo, humanismo aflorou na mente dos dois, não tinham mais a mesma fé de antes, achavam que deveriam viver de acordo com o curso deste mundo, faltava tempo para os dois saírem juntos, e assim pouco a pouco o relacionamento deles foi esfriando, esfriando até o ponto de acontecer várias discussões, problemas mal resolvidos, xingamentos entre si, perda do respeito mútuo. Quando iam a igreja onde eram membros não conseguiam se concentrar, tudo estava errado, o medidor de críticas (metrocrítico) estava exacerbado e com isso vários problemas eram transmitidos para a igreja, sendo essa situação como um vírus mortal para a sobrevivência da comunidade em que frequentavam. Como que uma torneira onde todas às vezes que precisavam de água era só abrir, nesses dias porém, o que acontecia na vida do casal e da igreja era discórdia, sentimento de que nada estava dando certo, falta de paz, falta de sono, tudo isso por falta de intimidade com Deus, enfim falta de temor ao Senhor.
            Esse caso é ilustrativo, mas parece refletir grandes verdades sobre o que acontece na vida das famílias que ainda não tiveram a oportunidade de um encontro genuíno com Cristo, ou até mesmo tiveram esse encontro, mas o primeiro amor foi esfriando e a vida com Deus já não era mais a mesma.
            Quero nesta noite revelar à luz da palavra de Deus, que a falta de união seja dentro do casamento, nos negócios, nas igrejas é a razão da torneira da benção ser estancada, a razão de Deus com sua mão poderosa não se comprazer e aceitar o que vê com alegria de coração.
            Este salmo Davídico expressa a satisfação do rei Davi, sob o comando das doze tribos de Israel, quando ia subindo os degraus de Sião, como era costume de se ter nas procissões religiosas rumo à adoração ao Senhor nos tempos de festas em Jerusalém. Davi ao subir no Monte via Jerusalém toda unida em prol do seu reino, e isto o agradou. Da mesma forma o povo de Deus deve ser um povo suave, brando, sem aspereza de coração. Um povo que se rende a Deus e assim vivem unidos, ordenando assim o Senhor a benção.
            Imagine Deus olhando agora para este mundo... Será que ele pode realmente dizer: - Realmente este meu povo é unido. Realmente posso ficar feliz pela koinonia que ali vejo. Será que o Senhor, nosso Deus pode contemplar isto? Será que Deus lá em cima pode ver a violência que se abate sobre a terra e se comprazer? Ou você acha que Deus está satisfeito com esse mundo? Mas para o Senhor é mais digerível observar grande parte da terra com indignação por saber que existem muitas pessoas que não o quer como Senhor de suas vidas, pessoas que muitas vezes preferem viver à luz da própria concupiscência, servindo a outros “deuses”, escravos do pecado. Porém, quando Deus olha para a sua igreja, santa e imaculada ele deseja ver amor, cooperação, respeito. Todas às vezes que o Senhor, penso eu, na minha ignorância de homem resolve ver cada parte de sua igreja deve chamar: - Espírito Santo, meu filho (Jesus) vamos lá ver como é que estão meus filhos! Eu aposto que eles estão todos trabalhando, correndo atrás de novidades para expandir o meu nome, o meu reino, eu penso que quando nós chegarmos lá vamos ver muitas vidas levantando as mãos se arrependendo dos seus pecados.
Aí Jesus deve dizer: - É Pai, meus irmãos estão concerteza fazendo tudo o que eu pedi que fizessem, eles estão em comunhão, não há desavenças. Interpelando Jesus o Espírito poderia dizer: - Estou sempre com eles, é impossível que se percam!
            Como um pai carnal que sai de casa por um instante e deixa várias recomendações aos seus filhos e confiando neles vai em paz. Contudo ao chegar para ver como estão encontram a casa bagunçada, destroçada, filhos rebeldes, ficando assim muito triste, com o mesmo raciocínio é também o nosso Deus quando nos visita, como está fazendo agora. Imagine a dor que Deus deve sentir ao olhar às vezes para lares cristãos e encontrar discórdias, imagine a dor tremenda de Jesus ao ter que ser obrigado a observar namorados cristãos que até participam de ministérios se conhecendo sexualmente antes da hora. Imagine a dor insuportável de Deus ao olhar na maioria das igrejas e ter que aguentar tanta discórdia, tanta falta de união, de amor, politicagem barata, e o seu evangelho ao relento. Entretanto, vez por outra o Senhor consegue ver ainda igrejas que se comprometem com a verdade com a harmonia, com a união, enfim com o amor. É como se ele dissesse aos anjos: - Esperem um pouco,  tem um pessoal ali em baixo que me chamaram atenção. O louvor daquele povo é sincero, o coração deles estão voltados para mim, realmente não posso conter a minha emoção, estou sentindo o cheiro suave! Eis a minha igreja em que me comprazo!
            Deus ao olhar para os crente em Cristo Jesus tem o desejo de olhar com orgulho, com satisfação, com surpresa, pois a sua igreja plantada na terra está nos seus moldes, por isso a razão de: - Oh! Quão bom! Se fizermos isso irmãos, rendermos ante a Ele, perseverarmos na união o Senhor se agradará de nossos louvores, e deste modo a vizinhança, o bairro, o conjunto, o município, o estado, o país dirá: - Verdadeiramente Cristo é o Senhor!
            As pessoas ao virem a casa do Senhor Jesus devem sentir o perfume da união. Pois se não for assim algo está errado. Se não somos perfeitos em unidade, Cristo está em nosso meio de verdade? Realmente você é uma nova criatura? Quem é crente em Jesus aqui? Acreditos que muitos. Mas, raciocinemos se não está havendo unidade em qualquer relacionamento que você tem por aí afora, se você constantemente passa por situações de discórdia, de raiva intensa, e muitas vezes é você quem provoca. Pergunto: - Cristo está em sua vida mesmo? Se você responde que sim a essa indagação, e continua a fazer tudo errado, mesmo sabendo que Deus desaprova isso que estás fazendo, eu estou preocupado, não só com você, mas por que se dizes que Cristo está em ti, e continuas no erro, Cristo é mentiroso?
            A união é algo valioso, deve ser preservada, ela é como o precioso unguento do sacerdote, tem cheiro suave. Lendo o salmo 133, poderemos perceber a nítida comparação da união com o óleo e os montes Hebrom e Sião. Quando o oléo desce sobre as vestes do sacerdote não há como negar que ele desceu, ele impregna nas roupas que usamos, até para sair das nossas mãos só com muito detergente. Com o mesmo pensamento o monte Hermon é conhecido como aquele que produz uma chuva muito fina e assim toda a região por onde o orvalho desce é frutífera e abençoada. A união da igreja, dos crentes em Cristo, assim como o óleo fica impregnada na roupa, no peito de quem observa, provoca emoção, o calor do pecado deste mundo também aquece vinte vezes mais a ponto de querer matar as pessoas, como se fosse uma fornalha ardente, mas quando chegam na casa de Deus são resfriados os seus ânimos, ficam fresquinhos, esfriam a cabeça, a união produz paz. As pessoas ao presenciarem essa unidade relatarão as pessoas da sua família chorando: - Fui naquela igreja e saí todo molhado em pleno céu aberto, a união daqueles irmãos me impactou, ficou na mente, não consigo dormir, não consigo trabalhar direito, não consigo estudar direito, quero correr para lá, e para tirar esse óleo da unção dessa união da minha mente, do meu coração será difícil, impossível. Glória a Deus!!!
            Unir: Ficar junto, ligado, grudado, colado, junção, harmonia, conciliação, ser um só, ser unido, estar de acordo, estar unido é estar em paz uns com os outros. A igreja de Atos estava unida, perseverando na doutrina dos apóstolos, isso quer dizer que eles passavam por situações difíceis mas juntos à luz da palavra estavam firmes. Se entre eles tinha algum conflito interpessoal, lutavam insistiam na reconciliação, partiam o pão, oravam no templo, tinham o temor de Deus. Destarte, não haveria de ser diferente, caíram na graça do povo, pois a torneira da Benção estava transbordando sobre a vida deles, por conta da união entre si!
            Outra forma de verificarmos o aludido até agora é matematicar, usar da razão, lógica, se vivemos em uma família que há constantes desavenças, ou em um casamento, amizades, que não possuem mais união, quero advertir você: o casamento onde dois se dividem não subsistirá, a sociedade onde não há consenso nas decisões não logrará êxito, a igreja onde você vem todos os domingos, se não houver unidade ela fechará! Isso mesmo. Imaginemos uma igreja onde os irmãos estão sempre brigando entre si, toda semana tem algo novo de ruim, de fofoca, de mexericos, vai chegar um dia que a corda da paciência não aguentará e a mesma fechará, pois perdeu todo o crédito perante a sociedade em que atua. Uma pessoa viciada em drogas não vive muito tempo, pois existe o embate de duas natureza: a quimica e forte da droga e o organismo que rejeita contundentemente, levando ao término de um tempo na morte do usuário.
            Mas ainda há tempo para mudar as atitudes e renovar as forças, ser perdoado, ainda há tempo! Deus neste momento está nos visitando, o que tu estás fazendo de errado? Deixa isso? Deixa essa vida de pecado? Ouça a voz do Senhor, estás cansado de chegar em casa e ver a discórdia, imagine Deus. Eu conheço a história de um rapaz que sempre que chegava em casa, via seus pais trocando farpas, ele muito novo, não sabia o que fazer, ficava apenas observando, e quando tentava ajudar, eles não ouviam. Parece que quando a gente está com o coração endurecido não há nada que faça as pessoas mudarem de opinião. Até mesmo a palavra de Deus o povo rebelde não quer ouvir. E esse rapaz assistiu pouco a pouco a ruína desse destruimento de lar, pois um reino dividido não pode continuar. Contudo, o Senhor quer te levantar como um mensageiro dele lá no teu lar, no trabalho, na faculdade, na igreja.
            O Senhor Jesus quer olhar para ti e dizer: - Filho sei das tuas tribulações, mas força, luta pela unidade, luta por minha igreja, por teu casamento, por tua família, eu estou voltando, luta pelas almas, volta atrás com esse teu coração duro, volta atrás com essa vida cheia de pecado. Levanta a cabeça! Se você não fizer nada coisas piores acontecerão, perdoa aqueles que te ofenderam, eu estou bem pertinho de ti, e falo contigo neste momento. Você pode dizer: - Mas Senhor não suporto mais essa situação na minha vida! Ele te dirá: - Perseverá! Luta! Batalha! Eu venci o mundo e tu também vencerás! Lute pela união, pela unidade!
            Batalhe pela união, entregue a sua vida para o Senhor agora pelo poder do Espírito Santo! Não endureça o coração, deis ouvidos a voz do Espírito Santo e deste modo a torneira não será embaraçada por nenhum inimigo, não há nada que ele poderá para fazer, pois será afogado, terá  que correr, pois a benção será tão grande que uma simples torneira não aguentará a pressão e terá que quebrar as paredes onde está aclopada para dar lugar a uma cachoeira, por que há unidade e ali o Senhor ordena a benção.

            A unidade é prova de pessoa regenerada, que tem fé na verdade da palavra de Deus.

Eduardo Vasconcelos
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário