domingo, 23 de outubro de 2011

O TELÃO DE DEUS E OS ATORES INFAMES

"Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua."  (Lucas 22 : 42)

                            Imagine agora que você está assistindo a um filme de terror muito horrendo e com o passar das cenas é presenciado derramamento de sangue, pessoas são mortas brutalmente, há estupros, cabeças rolando, canibalismo, enfim isso parece ser muito forte não é verdade? Neste filme mães matam seus filhos ainda na barriga, há suicídio em massa, pernas são arrancadas das vítimas ainda vivas, pessoas comem o cérebro de outras. Parece ser muito pesado não é? Cenas muito fortes que nos esmagam, que nos faz perder o apetite, um peso enorme invade a nossa casa, o clima fica nebuloso, parece que a atmosfera muda da água para o vinho, quando colocamos um filme de terror. Se assistimos à noite, nem se fala, ficamos ali meio retraídos, e qualquer movimento nas janelas, dizemos é o diabo! Se vai beber água pede companhia, se de madrugada acordamos ficamos angustiados, pois o que vemos foi muito forte e nossa estrutua psíquica não aguenta o indigerível e queremos colocar para fora, bate como um sentimento de enjoô, e enquanto não colocamos para fora esse medo, essa ânsia ficamos atordoados.
                                   Amados irmãos, se para nós que somos pecadores aceitarmos com tranquilidade essas cenas sem repudiá-las se torna impossível, se não podemos digerí-las facilmente, se somos quase que prensados em relação a esse filme de terror, pois é muito bárbaro ver tudo aquilo sem abaixar a cabeça de vez em quando por não ter coragem de fixar o olhar, como será para Deus que é puro sem nenhum pecado observar em nosso dia a dia as atrocidades que cometemos? Como será para Jesus Cristo ter que ver ao vivo em conexão direta palavras de baixo calão que dizemos, o olhar indiferente para nossos irmãos, a vontade desenfreada de querer matar o próximo, de querer ter mais dinheiro de maneira corrupta. De acordo com o texto que lemos da escritura, Jesus sente o peso de nossos pecados, e várias vezes assim como o seu Pai que está no céu vira o rosto para nossas atrocidades, e nós ao invés de sentirmos vergonha pelas nossas ações continuamos a desobedecer os preceitos da sua palavra. Nós somos muito cruéis, indispostos para amar, somos seres que só visam os seus próprios interesses.
                                   Quando Deus presencia juantamente com Jesus e o Espírito Santo as nossas obras más, nossos pensamentos pecaminosos, a frieza de uns para com os outros, a complacência com o pecado, as nossas falsas motivações, o desejo de querer receber elogio dos homens, isso o faz ficar desapontado para conosco. Cotidianamente acompanhamos atores de filmes e novelas que se destacam positivamente diante do público por suas boas atuações. Se fôssemos como atores de um filme em que o nosso Deus estaria assistindo, seríamos considerados pessoas sem talento, sem dedicação, sem estudo, pois não decoramos o texto para atuar, não ensaiamos exaustivamente, enfim queremos atuar na obra de Deus de maneira relaxada, descuidada, negligente, nos tornando assim em atores infames (pessoas sem fama) para com Deus, pois somos hipócritas, pregamos uma coisa e vivemos outra, nos tornando assim apenas alguém que interpreta um papel nos finais de semana na igreja.
                                   Jesus ao chegar no Getsêmani, que era o lugar onde azeitonas eram prensadas para extrair o azeite, passa por momentos difíceis ao começar a sentir o peso dos nossos pecados, começa a sentir angústia, pois o filme da nossa vida, dos nossos pecados vai passando pela sua mente, e ele pouco a pouco vai visualizando cenas muito fortes, indigeríveis, e isso o faz sofrer muito, ele que é puro, imaculado, santo, Rei da eternidade ter que se desapontar tanto ao vislumbrar a tamanha crueldade do ser humano. Nesse momento ele começa sentir a mão pesada, a ira de Deus por conta dos nossos pecados que estavam para ser carregados por Ele.
                                   Na narrativa de Lucas é perceptível que Jesus vai ao Monte das Oliveiras como de costume para agonia do Getsêmani. E naquele momento deve ter passado um filme na cabeça do Mestre, pois ele pode relembrar talvez minutos antes durante sua caminhada até a prensa, os bons momentos passados naquela elevação geográfica. Quando vamos embora para um outro lugar ao viajarmos e sabermos que vamos passar um tempo fora, olhamos para o nosso quarto, nossa sala, nossa igreja e ficamos paquerando, a lágrima escorre pelo rosto. Muitas vezes vamos a um lugar várias vezes, vemos pessoas do nosso lado todos os dias e não as valorizamos, mas ao prenúncio de que talvez não poderemos voltar para aquele ambiente, este se torna um lugar com “outro ar”. Jesus naquele momento deve ter se lembrado que naquele monte onde tantas vezes ensinou, pregou, riu, se divertiu com as criancinhas, agora seria o palco para o começo da sua crucificação. Nesse ínterim, os discipulos ao acompanharem  o messias poderiam estar pensando: -Vamos subir com Jesus, ele deve contar mais histórias, parábolas, outro pode ter dito: -É, e eu vou pedir para ele me explicar mais coisas em relação a a àquele assunto do joio e do trigo. Só que quando chegam ao monte Jesus está meio cabisbaixo, triste até a morte, com lágrimas nos olhos e suas palavras são: Orem! Os discípulos devem não ter entendido bem, mas foram tentar fazer o que ele disse.
          Mais adiante, percebemos que essa ordem para os discípulos para orarem era um preceito de recomendação, de orientação, pois ele sabia que depois de alguns instantes não estaria mais visivelmente diante deles, e isso o preocupou muito, pois não queria que os seus filhos se afastassem dele, por isso a ordem: - Orem para que não entreis em tentação. Jesus conhece a nossa natureza, ele sabe que temos que estar fortes espiritualmente para o que há de vir, o Mestre sabe de nossas vidas, o que é capaz de nos tentar, e ele sabia que que a porta aberta para a tentação que faz pecar é a falta de oração. O Rei dos reis queria que não perdêssemos a comunhão! Mas por outro lado os discípulos podem ter dito: - Mestre, nós não vamos cair em tentação, pois o Senhor está aqui, e onde a tua presença está é impossível haver tentação! Talvez Jesus pudesse ter aberto um lindo sorriso com essa afirmação. Se colocarmos em nossa mente irmãos, que enquanto tivermos o pensamento em Cristo Jesus, ficaremos inertes para pecar, que enquanto estivermos voltados para a oração, isto é, para a comunhão com ele, a considerá-lo vivo na nossa frente todos os dias veremos mudança em nossas vidas! O crsitão tem que ver Cristo todos os dias, matar saudade dele orando, pois fazendo assim a tentação não chegará a nascer com vida, pois a presença de CRISTO é mais forte do que ela!
                                   Jesus despede-se com Pedro, Tiago e João e se afasta cerca de 20 a 30 metros para orar e os orienta para vigiarem. Talvez, o Mestre ao fazer isso já estivesse treinando os discípulos para se acostumar com sua ausência, pois em quase todas as outras vezes que ele orava estava com os seus amigos.
                                   Quando o messias chega ao epicentro do monte, ele se ajoelha e começa a sentir o peso dos nossos pecados, começa a sentir a nossa maldade, a nossa imundícia. Ele deve ter visto, mortes por assassinatos, estupros, idolatria, traição entre cônjuges, corrupção, políticos com más intenções, minoria desfavorecida, ricos egoístas, latrocínio, roubo, pensamentos impuros, falta de amor na igreja, comércio de almas, tudo isso era um peso muito grande para ele quem não tinha pecados.
                                   Jesus tinha noção dos peso dos nossos  pecados, e você será que vê a gravidade dos seus erros? Ou será que se acha acima de qualquer suspeita? Eu quero lhe dizer que você depende totalmente de Jesus para ser perdoado. Devemos ter a consciência de que se não pedirmos perdão agora, esse pecado que você anda cometendo vai te arrastar para fora da família, do teu trabalho, da tua esposa, dos teus filhos, e se você ainda continuar poderá custar a sua vida eterna!
                                   O mestre estava a postos para receber a ira divina, ele estava como que prensado, daí o termo Getsêmani, porém obedeceu a vontade de Deus, ele levou sobre ele todos as nossas enfermidades, todos os nossos pecados. Dessa situação que Jesus passou nos traz uma lição muito grande, pois quando Deus nos manda fazer alguma coisa, se ele está nos “cutucando”, nosso dever é mesmo sendo prensados, humilhados é continuar fazendo a vontade do Senhor em nossas vidas. Quando você vir a tempestade na sua frente, se o Senhor te pediu para andar  vá em frente, pois no meio da batalha ele mandará um anjo para te consolar, te confortar, e você vai sentir paz em meio a luta.
                                   O Senhor Jesus sentiu agonia, tipo de ânsia, aflição que acomete o ser humano quanto ao desfecho próximo (precedido de grande turbação), uma última luta contra a morte!
                                   Nós devemos sentir vergonha de nós mesmos quando pecamos irmãos, pois tudo o que fazemos não está escondido, oculto, tudo está sendo registrado no “TELÃO DE DEUS” e a todo o momento ele vê o que fazemos de certo e de errado.
Como você fica quando descobre que alguém muito próximo seu te enganou? Quando alguém fez algo terrível, nós não queremos ver mais essa pessoa pelo menos em um primeiro momento, retiramos essa pessoa da nossa agenda mental. Quando assistimos a TV e vemos a crueldade do ser humano nos estupros, chacinas, violência desenfreada, sentimos uma ojeriza contra essa pessoa que praticam crimes hediondos.
Jesus viu em alguns instantes o peso dos nossos pecados, não existia balança do mundo secular que pudesse medir os quilos, não existia régua para medir a largura, altura e profundidade, a cruz de madeira não foi a mais pesada para Jesus carregar, as chicotadas também, pois elas podiam até dilacerar o seu corpo, mas quem mais estava sangrando era o seu coração, o que Jesus sentiu fisicamente foi muito forte e ninguém nega isso, mas o pior para ele foi ver a nossa intolerância uns para com os outros, a nossa raiva, o nosso ódio para com as pessoas, a crueladade, as nossas mentiras, as fofocas que contamos nos becos dos nossos irmãos, isso doeu muito mais nele! Não havia cruz de madeira que pudesse comportar,  a grande variedade de pecados que cometemos!
               Mas infelizmente existem pessoas aqui, que ainda não estão nem aí para tudo o que foi falado e vão continuar com o coração duro, com dura cerviz, acha que o que acabei de falar aqui é apenas filosofia, religião. Por outro lado tem pessoas aqui que sabem de tudo o que falei agora pouco, mas estão como que dormindo, LEVANTA CRENTE! TOMA AS RÉDEAS DA TUA VIDA! Por isso a tentação fica batendo sempre a sua porta, por isso você não vê sentido muitas vezes em vir à igreja todos os domingos, pois não tem mais relacionamento íntimo com Deus, não ora, não conversa mais com ele.
                                               Quero te dizer uma coisa: - O telão de Deus está sempre ligado, e todos os dias ele vê como está a sua vida, o que fazes, não brinque com ele, não brinque com sua fé, não queira tirar férias de Jesus, não queira desistir de tudo agora, pois está tão perto a vitória, não seja um ator infame , ou melhor seja um cristão de verdade e não alguém que interpreta um papel na igreja e depois volta a ter uma vida totalmente diferente do que pregou, cantou ou ensinou no ambiente eclesiático. Seja um personagem assim como os do antigo testamento, seja um ator real que não só faz o papel que Deus requer que seja feito, mas viva em sua casa, no trabalho, na igreja essa incubência de ser sal e luz nesse mundo insípido.

A oração retira a saudade que temos de Cristo
Eduardo Vasconcelos
23/10/2011 - IBR

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VIAJANDO COM DEUS: DESCOBRINDO O PODER DA PROFECIA DIVINA DIANTE DAS ADVERSIDADES ENTENDENDO O AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS!

VEIO sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. Ezequiel 37:1

Quem nunca teve vontade de voar aqui? Quem de alguma maneira ainda nutre um sonho de pegar um avião e conhecer países? Chegar no aeroporto, conduzir nossa bagagem, dar um tchauzinho para os nossos amigos, chorar um pouco de saudade por que vai passar alguns dias longe dos familiares. E quando entramos no avião o medo às vezes começa a tomar conta de nossas vidas, ficamos meio receosos, nessa hora vem a nossa mente todos os casos de acidentes aéreos, e ficamos meio preocupados, mas sempre vem a aeromoça para nos tranquilizar pedindo que coloquemos os nossos cintos, ensinando-nos a usar o saco de papel caso aconteça algum enjôo. E assim é ligado o motor do avião e o mesmo começa a se preparar para decolar. E quando a aeronave deixa o chão chegamos ao céu e vemos as nuvens, lá de cima temos uma visão panorâmica do que está acontecendo lá embaixo vemos prédios enormes, mas que lá nas alturas são ínfimos, muito pequenos porque desta vez estamos em uma posição privilegiada. De vez em quando aparece uma turbulência no avião, mas eis que vem a aeromoça dizendo que tudo isso faz parte do voo, e nós finalmente chegamos ao local do destino, aterrissamos.
Quando a mão do Senhor vem sobre nós, também não é diferente, somos levados em Espírito, para uma dimensão nunca antes pensada por nós, começamos a entender o que Deus está fazendo, no meio da viagem com Deus aparecem algumas turbulências, mas tudo faz parte dos planos dEle. Quero que você agora aperte o cinto e se deixe levar pelo Espírito Santo de Deus. Prepare-se para uma viagem com Deus, ele está na direção e você é o passageiro;
Deus nos leva nessa viagem a um lugar que nunca fomos antes, o Senhor nessa noite quer mostrar um pouquinho de como ele trabalha, ele diz: -Vem filho quero te mostrar como é o meu agir, como é o meu efetuar, fica trânquilo eu não vou exceder a velocidade, pois eu sei que é muita coisa para sua cabecinha, mas como eu sou um Deus que se revela, que ama seus filhos vou te mostrar um pouquinho do meu trabalhar;
Nessa viagem o Senhor nos convida nesta noite a voar nas asas do Espírito, sintamos o vento, sintamos a sua presença, ele está te carregando. Mas ele te pergunta quer ir comigo? Estás forte? Ainda aguenta uma corrida? Estás disposto a ir comigo?
Esta noite de hoje foi feita para quem não tem medo de experimentar o sobrenatural de Deus, esta ocasião em que aqui nos encontramos, se você não tem coração para aguentar é melhor que enfrente neste momento e aceite o convite do Mestre. O lugar que vamos é um lugar escuro, um lugar onde existe morte, onde existe tragédia, onde existe muita obscuridade, onde muitas vezes o inimigo de nossas almas está lá. Onde há desengano, coisas grandes demais para entendermos. Estás disposto?
Estamos nesse momento com o nosso Deus, a viagem começou. O Senhor Jesus, o homem de branco, agora passeia no meio da igreja e pegou você, e agora estamos nos transportando a um lugar, um vale, que está cheio de ossos secos, e o Senhor te pede anda ao redor deles! Nesse momento aprendemod que a caminhada com Deus envolve ter experiência, conhecer o trabalhar de Deus, o seu agir, quando vamos escolher algum pedreiro por exemplo, buscamos informações do seu trabalho para assim o contratar. Não andamos no escuro, só fazemos investimentos com o pé no chão. Com Deus é mais ou menos assim, nós o servimos, o buscamos, mas ele quer nos mostrar esta noite o seu modo de trabalhar sem ter os pés no chão literalmente, lembra estamos voando! Nesse momento ele te convida: - Vem comigo, que você vai entender! Você aceitou o convite e agora está voando com Deus, e ao chegar no local de destino, você começa a ver coisas insondáveis a olhos humanos e vâ um vale de ossos secos. E você pode pensar e diz ao Senhor: - Mas são muitos ossos e todos estão secos, como pode acontecer alguma coisa de Deus aqui? É praticamente impossível! Eu acho que o Senhor deve está brincando não é? Essa situação da minha família tá muito seco, será que há possibilidade de melhorar? Será que esse problema tão difícil, não Deus não pode resolver isso! Talvez essa foi sua fala até hoje. Pois, o Senhor nesse momento diz: -Deixa comigo, anda comigo ao redor da situação, anda comigo ao redor dessa aparente dificuldade, anda, canta, não para de acreditar!
Lembre agora do seu problema, da sua causa... Deus está te levando para este lugar que você sabe que está muito difícil, que tem trazido choro para você. Ele te pergunta: -Essa situação pode mudar? Esse quadro tem jeito? Pode haver vida onde não existe? Se você pensar um pouquinho neste momento e se lembrar que lá atrás quem nos convidou para viajar no avião celestial? Deus. Então, nesse momento ele te levou para ver essa situação, e agora te pergunta: -Tem jeito? Ele está na sua frente neste momento, e te perguntas: - Há solução? Talvez você olhe agora e pense, Senhor já fiz demais, já tentei, mas não houve jeito, porque muitas vezes você está se conformando com a mídia diz, com que as pessoas falam e está esquecendo daquele que te convidou para viajar: Jesus Cristo!!! Deus faz essa pergunta está noite com o fim de nos testar, esses ossos podem reviver? E a nossa resposta deve ser positiva, pois estamos diante daquele que é a Ressurreição e a vida!
Mas o Senhor Jesus não quer que fiquemos só olhando, ele quer que você profetize: Diga a esses ossos secos, ouvi a palavra do Senhor! Não sei qual é o osso seco na sua vida, esse osso seco significa a situação impossível, a árdua tarefa de crer, mesmo quando a nossa razão nos diz que é impossível. Qual é a situação dura que você está passando? O que é que tá faltando em sua vida para ela deixar de ser dura e seca e sem vida? A bíblia em Ezequiel nos dá uma lição que é dizer para essa situação difícil, escute aqui, você já me oprimiu por demais, você já me machucou muito, mas escuta agora o que eu vou te falar, é melhor você sair daqui, porque o Senhor mandou eu dizer: Eis que o Senhor, diz: - Eis que o espírito vai entrar em vós e vós vivereis. Se alguém aqui está com uma vida muito seca, dura, ouça agora o que o Senhor está te dizendo: - O espírito Santo agora vai entrar em ti e tu terás vida, sobre cada um que está aqui, você que anda triste, decepcionado, recebe agora a vida de Deus! E o Senhor continua dizendo, vou colocar nervos em vós, tu deste modo terás sensibilidade, ficará mais tranquilo. Nesse momento você poderá perguntar: - o QUE É QUE EU FAÇO AGORA SENHOR? E ele diz assim vou mandar agora nascer carne onde não tem. Aleluia! Vou mudar essa situação que você passa, vou trazer a existência o que não existe! Certo Senhor, você deve dizer, mas e agora, eu já vi, os ossos tendo nervos, carne o que é que tá faltando? Eu agora vou mandar através de você o sopro do meu Espírito e estes ossos vão ter que me obedecer... (sopro)
Todas essas recomendações o Senhor Deus falou ao profeta que teve que fazer o que ele mandou, mesmo sem entender, imagino então começou a profetizar: -Ossos secos, ossos secos! Ouça a voz do Senhor! E, nesse momento quando ele foi profetizando começou a ouvir barulho de ossos, o profeta deve ter se assustado, mas continuou contemplando o sobrenatural de Deus, os ossos se batendo se juntando, o que estava desligado, veio subitamente um forte vento e começou a juntá-los, os nervos vieram depois, a carne veio chegando e assim enquanto ele profetizava grandes coisas aconteciam, e não tinha quem segurasse aqueles ossos, pois a voz de Deus, o comando de Deus foi para se ajuntar! O profeta começou a contemplar ao vivo! Todo o trabalhar de Deus nas alturas! Glória a Deus! Só que, quando estava tudo montado, todos como bonecos estavam deitados, formados mas neles não havia espírito, vida. E assim ele disse: -Senhor estão todos em pé, mas não falam, não andam, estão mortos! E agora? A situação vivida por este profeta, parece ser a nossa que quando estamos profetizando parece que nada está acontecendo, que tudo o que fazemos está errado, não sabemos nós que tudo já está quase pronto, só esperando o momento certo para chegar o final feliz. É nessa hora que devemos profetizar ao Espírito. O profeta ouviu a recomendação de Deus: - Filho do Hoemem, dize ao Espírito: - Vem dos quatro ventos e assopra sobre esses mortos para que vivam. Nesse momento nessa viagem com Deus, o profeta começa a ouvir barulhos de braços se movendo, pernas fazendo força para levantar, e assim o exército estava montado e vivo por conta da palavra de Deus! Aleluia!
Deus nessa noite quer abrir sepulturas, gente que tá com uma fé medíocre, que se quer passa dessa porta, por que não acredita mais em Deus, nessa noite Deus quer que vocês saibam que o Espírito De Deus vai ser soprado aqui! E quem estiver caído vai levantar, quem tiver cabisbaixo vai levantar a cabeça, quem estiver pensando em desistir da vida, do trabalho, dos estudos vai recuperar forças! O Senhor diz assim: - Ouvi a minha voz, vós que estás como como mortos, sem perspectivas, o sopro do meu Espírito vem agora sobre a sua vida, minha vida! E agora nós começaremos a receber do Senhor!
Não percamos a esperança, amados irmãos! Essa situação difícil vai ter um fim! Não fiquemos como mortos!
Pensemos agora nos nossos desafios: - Mentalize agora esse problema, essa enfermidade, o que está te aflingindo, o que está te deixando seco, duro? Pegue agora esse problema e diga em voz alta: - Problema! Problema! Ouvi a voz do Senhor meu Deus, vocÊ vai sair da minha vida, eu não vou desistir de acreditar, eu sou fiel a Deus! Você vai ter que dar um jeito, mas agora eu te ordeno vai embora!!! Me deixe! Eu quero viver e viver com abundância! Meu Jesus já me disse que vai restaurar o meu quadro. Agora digamos: -Vento do Espírito, Vento do Espírito, te entrego essa situação, esse problema, é teu, assopra sobre essa situação que está difícil e traz vida! Mentalizemos agora o Irmão Marconi, e digamos àquela enfermidade: -Assim diz o Senhor: -Enfermidade, enfermidade vá embora da vida do teu servo!!! Agora digamos: - Vento do Espírito, vento do espírito, assopra sobre o teu filho, para que viva!!!
Deus nessa noite, quiz nos levar no seu avião celestial para termos uma noção do problema de cima, de uma visão panorâmica, ele ligou uma televisão de 100 polegadas, para entendermos o poder de profetizar e entender que mesmo quando estamos pensando que não está acontecendo nada, os ossos, os nervos estão se juntando, a carne e o Espírito é questão de tempo, para o Espírito Santo assoprar, e fazer um rebuliço. E as pessoas diram como foi isso! Por que diante de do Sobrenatural de Deus a medicina fica inerte, diante de Deus todos os nosso problemas são como formiguinhas, que apenas com um sopro, apenas uma palavra reverte o quadro!
Deus é o piloto e a rota de viagem é dele, confiemos em seu agir! E apertemos os cintos!
Deus nos abençoe!

Eduardo Vasconcelos