terça-feira, 28 de julho de 2009

Não chores! Seu velho homem é que morreu


Convido você caro leitor deste blog, para participar de uma cerimônia, que costumeiramente acontece todos os dias com alguma pessoa em suas vidas. Para muitos o dia da morte pode ser temido, ignorado ou até mesmo tratado com desdém, porém de fato um dia ela virá tanto para ricos quanto para pobres.
Em velórios por aí afora, vemos pessoas chorando, recatadas naquele momento de dor profunda pela perda de um ente querido, observamos seus deseperos em uma carreata fúnebre, onde aquele que foi deixou extremas saudades em seus corações. É assim todas as vezes em que tragicamente essa triste realidade chega para qualquer ser humano.
Mas quero contar uma novidade, e preciso que você preste atenção. Vamos celebrar hoje a morte do nosso velho homem! Isso mesmo, ao invés de ficarmos tristes pela sua ausência, gritemos com brados de louvor, que ele foi morto, para que o Rei dos Reis vivifique o nosso corpo mortal. Antes o pecado nos separava de Deus, agora sua ação está limitada por conta do amor incondicional de Cristo, que morreu por mim e por você, e hoje somos livres de todo o pecado por sua graça salvífica. Nesse enterro não levemos flores para ele, pois nós não estamos tristes pela despedida desse passado ruim, pois mesmo que mandássemos murchariam, porque lembrar do passado obscuro, nos leva a uma tristeza profunda por atos e pensamentos que não condiziam com uma vida de comunhão com o Senhor. E para que lembrar e ruminar algo que o nosso próprio Deus perdoou? Deixemos de nos culpar, pois o Senhor jogou nosso erros passados no lago do esquecimento. O único ser que tem o prazer de lembrá-los é o inimigo de nossas almas, que não deseja ver o nosso bem. Repreendamos esses astutos demônios de acusação e digamos bem alto para os mesmos escutarem: - Eu sou mais que vencedor em Cristo Jesus e fui perdoado por conta do sangue que desceu na cruz, por isso vai-te daqui! O pecado seca qualquer ser vivo! Não precisamos levar velas, pois nós é que iluminamos o ambiente em que passamos, por conta de Cristo está em nossas vidas. Fiquemos felizes, e não faltemos a esse dia de vitória, pois mesmo sabendo que erramos às vezes, podemos olhar para a cruz e dizer: -"Tragada foi a morte pela Cruz de Cristo!". Não precisamos chorar, pois nosso nome está no Livro da Vida. Mas será preciso fazer a carreata, sim mostrando a todos que observam o cortejo fúnebre que não mais você, mas Cristo vive em ti! Através de nossos relacionamentos interpessoais, nossa vida diária com Deus e com nossos irmãos, temos a grande chance de mostrar que nossas práticas antigas já se foram, mostrar que hoje vivemos uma vida de inteira renúncia, e que ao chegar ao final de nossa existência, possamos dizer, perto da morte, o que o Senhor Jesus disse a ela:-"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (I Coríntios 15 : 55). Sendo assim, a partir do momento que as pessoas lembrarem de nossas práticas passadas e virem como agora estamos, se admirarão e quererão seguir ao Senhor junto conosco, glorificando a esse Deus que tudo faz, inclusive o impossível.


Dudu Vasconcelos

Um comentário:

  1. q benção! q texto! q mensagem! comemorar nossa morte, isso é coisa de louco! louco por Aquele que nos deu essa nova vida quando morremos p o mundo!

    ResponderExcluir