domingo, 16 de agosto de 2009

TEOLOGIA: A GRANDE DOR DE CABEÇA DOS CIENTISTAS

Você é o que é desde o início da criação?

Eis a pergunta no ar. Durante muito tempo se cogita a possibilidade de nós seres humanos, os chamados homo sapiens sapiens, sermos produtos de uma evolução contínua até chegar ao que somos hoje. Surgem assim várias especulações, a partir de descobertas fósseis de mandíbulas e dentes avulsos. Parece que a ciência usa de todos os meios para tentar provar que nós criaturas ou filhos de Deus, não fomos criados por um Criador, que através do poder do seu Logos divino disse: “Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26). Todas as semanas é publicado algum artigo em uma revista secular, falando a respeito do big-bang, da possibilidade de sermos produtos de formas primitivas, os chamados coacervados e etc.
Mas através do texto lido podemos verificar que a ciência parece não ter respostas para as próprias indagações, e isso é curioso, pois estamos presenciando alguém procurando problemas que são insolúveis. Há uma propaganda que está sendo emitida nos canais televisivos que diz que o mundo gira em torno das perguntas. Acho que isso é verdade, e a própria “mestre da sabedoria” sente isso na pele. Eu no lugar deles me sentiria frustrado tentando provar que nossos ancestrais são os símios ou macacos, pois até mesmo nas descobertas fósseis encontradas não se é perceptível a semelhança desses antropóides com a espécie humana. Em muitas das descobertas que são poucas ao ponto de se poder guardar em um caixão, forçar-se a barra para dizer que certa mandíbula ou crânio é de um de nossos ascendentes.
A busca insaciável por esse elo perdido, vai continuar por muito tempo, mas não é isso que ela procura? Como poderemos estabelecer por exemplo um paralelo entre os pongidae e os hominídeos se temos tão poucas partes dos esqueletos encontrados. O que se acha em pesquisas arqueológicas por aí afora é muito pouco para se estabelecer tal comparação. É claro que existiram homens em fase de descoberta da natureza , e aperfeiçoamento dos seus instrumentos de trabalho, e que viveram em cavernas, mas isso não prova que eles eram geneticamente e fisicamente diferente dos atuais homens, chegando ao ponto de serem comparados aos macacos. Por outro lado surge a pergunta: - E por quê algumas espécies humanas andavam curvadas, sem conseguir até mesmo se locomover por duas pernas apenas (forma bípede)? A resposta é simplesmente por conta das deformações corriqueiras, fruto da carência da vitamina D em seus organismo, que é a responsável por evitar problemas nos ossos, daí a curvatura de hominídeos antigos, por não estarem alimentando-se corretamente.
Surgem várias especulações, até mesmos falsas descobertas como aconteceu na Inglaterra entre 1911 e 1915, onde forjaram uma suposta descoberta de um crânio com mandíbula de macaco. Aí já é demais.
Não se pode adentrar no conhecimento da mente de Deus, e essas questões só podem ser resolvidas pela fé que temos em nosso Pai celeste, que mesmo assim nos dá respostas de situações como estas que agora adentram em nossa mente para podermos provar “cienteologicamente” que esses sabe-tudo não sabem de nada.


Dudu Vasconcelos

Um comentário:

  1. que sabedoria mano para falar sobre algo tão dificil ate de se imaginar! Deus multiplique sua ciencia em voce mano!

    ResponderExcluir