sábado, 11 de junho de 2011

SÉRIE: CARTEIROS DE DEUS - PARTE I

A vida a dois: Analisando a benção de ser casado em um mundo que diz o contrário


Dia dos Namorados
Mensagem aos casais


"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas."  (Cantares 8 : 6)

        O selo é uma assinatura, uma amarra, marca simbólica, algo que ficou gravado. Também pode servir para autenticar documentos e objetos. Em outra abordagem poderemos asseverar que é um sinal que se põe sobre algo para identificação de algo para que não seja violado, enfim um carimbo.
        Parece até conversa de carteiro, porém não deixa de ser também, pois como carteiro de Deus nesta noite estou trazendo várias correspondências do Senhor para os namorados, que talvez não receberam uma declaração até agora, mas Deus que nunca se esquece dos seus está sempre como um eterno apaixonado demonstrando amor pelos seus filhos. Deus neste momento quer falar comigo, contigo ele quer você bem pertinho dEle. Por isso utiliza de todas as formas cuidar e demonstrar o seu amor.
                     Quando o autor de cantares no capítulo 8:6 afirma que era preciso que ele fosse visto como um selo para a sua amada, estava querendo dizer: - Coloque minha vida no teu coração, grave, amarre, para não esquecer. O coração é emotivo, demora para esquecer as coisas. E só podia ser o coração para reunir tantas felicidades e não se esquecer. Nele é que deve ser gravado todas as boas emoções e as melhores coisas que acontecem na nossa vida. Quando cantamos com ele, nosso louvor é diferente, quando fazemos a obra do Senhor com ele, o impacto é maior. Não poderia ser na mente, por que muitas vezes esquecemos de algo muito depressa.
                     O autor desesperadamente e amando pede a sua amada que amarre esse sentimento ao seu coração, assine o nome dele no coração, autenticasse-o. Que brilhante! Esse autor sabia com certeza que o coração de quem está ligado ao outro exala o perfume, fica carimbado, evitando qualquer violação do relacionamento de quem ama. Em outras palavras havia uma preocupação com a identidade do outro. Isto quer dizer, nas batidas do teu coração o ritmo é o meu nome, no pulsar da tua mente está a minha vida?
                     Interessante quando as pessoas dizem: “- Eles nasceram um para o outro!”. Essa afirmação, crença já existia desde aqueles tempos, pois o próprio Salomão ratifica no versículo cinco do próprio capítulo que estava no dia do nascimento da sua escolhida.
                         Posteriormente, podemos perceber que a morte é tão forte que depois de sucumbir não podemos mais voltar. Do mesmo jeito, uma vez amando verdadeiramente alguém não tem como nós voltarmos atrás, o sentimento é muito forte, mesmo que alguém possa piscar o olho para um dos casais de vez em quando, ele o AMOR não permite, como um excelente imã, nos suga violentamente para perto de quem gravou o seu nome em nosso coração. Se tentar retroceder quão grande vazio entraremos. Muitas vezes percebemos na televisão as mortes, as discussão, a falta de carinho entre os namorados, casados, pessoas que não se respeitam mais, que não há mais a felicidade do primeiro amor. Lendo a bíblia descobrimos o que está acontecendo. São pessoas que estão trocando a benção de ser casado por pratos de lentilhas. Estão tentando fugir do amor que tinham um pelo outro, com falsos amigos, novas mulheres, permeando assim uma falsa ilusão de que o casamento é uma instituição falida. Casais que fazem isso, estão fadados ao fracasso, e ainda mais quando pensam que a solução é separar-se estão mais uma vez iludidos. Enfrentarão vazios enormes, problemas que poderiam ser dirimidos numa fase de compreensão entre os mesmos. Daí o vazio, a amargura, decepção, por não saber que a palavra do Senhor tem sempre a resposta para tudo.
                                Falando de morte, não teria como não falar nela: A SEPULTURA! Lugar de morte, buraco da terra onde se enterram os cadáveres. Em muitos casais o amor está tão grande, que não conseguem controlar o ciúme, é o medo de perder, a desconfiança. E isso é um problema! Pois o excesso de tudo é prejudicial, sufoca e não faz bem. Quando comemos muito ou forçamos nossa voz além dos limites enfrentamos as consequências de nos tratar deste modo. Não é diferente no ciúme, pois se ele for duro como a sepultura, implacável, pode levar à morte um lindo amor que assim como uma rosa precisava de espaço para se desenvolver e ficar linda e perfumada.
                                O amor queridos, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Co. 13.7). Resumindo, o capítulo 13 de 1 Coríntios, dentro do casamento, não adianta ter bens, melhor emprego, dar até presentes se não tiver amor. Amor é como uma brasa de fogo que tem dias que está bem vermelha e forte, porém quando ambos, ou apenas um dos dois deixam de abanar as brasas elas vão ficando fracas, fracas, até apagar. O que estamos pensando para os casais nesta noite é na restauração, senão também avivar o amor que existe entre vocês.
                               Finalizando, poderemos lembrar do movimento das águas que apagam palavras escritas na areia, molha o que é seco, é capaz de afogar até mesmo o exímio bombeiro, mas não pode afogar o amor que há entre duas pessoas! Isso é lindo! Glória a Deus!!! O movimento das águas, de tsunâmis pode devastar cidades, prédios, mas o amor não!
                               Quando estamos amando não somos corruptos, os nossos olhos só veem nossas esposas, no caso dos homens, os olhos das mulheres ficam admirando o esposos, não se sentem tentados por outra coisa. Quem ama está impactado, está anestesiado, não tem tempo para a canseira desse mundo. Ele descobriu ouro, a ponto de vender tudo! Tudo pelo amor que encontrou. Quantas histórias de amor poderíamos citar de quem esqueceu de tudo, lutou junto, venceu os embates da sociedade, trabalharam juntos! Venceram juntos! É como bem canta a Banda Catedral: “Quem disse que o amor pode acabar?” Pois mesmo que pensemos muitas vezes que não há nenhuma resquício de fogo, basta apenas uma fricção para reacendê-lo, mas isto é claro com o consentimento de ambos.
                               Mas para não deixar essa brasa arrefecer, para lutar contra o que o mundo apregoa contra o casamento é preciso que marido e mulher, namorado e namorada abanem essa fogueira que é o amor, aceitando por exemplo como o seu cônjuge é, parando de inventar maneiras para que ele mude, encarando os problemas no seio do matrimônio com honestidade e franqueza, evitando fugir, praticar o amor verbal que quase não existe mais, procurando também momentos de renovação e revigoração do amor . Quando você diz palavras de benção para o seu esposo é como se você acarissiasse a alma do seu companheiro. Palavras de força, coragem, de compreensão acenderão como nunca cada vez mais o casamento.
                              
O amor é o dom maior, com certeza a única forma de viver saudável em um mundo doente
Eduardo Vasconcelos


                              
                              

                              

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário